US$ 4,88 milhões. Este foi o custo médio global atingido por violações de dados em 2024. De acordo com o relatório Cost of a Data Breach Report, da IBM, o valor representa aumento de 10% em relação a 2023, e é o maior salto desde a pandemia.
Do total dos custos, 75% foram impulsionados pela perda de negócios e por medidas em resposta à violação.
A disrupção dos ataques cibernéticos também prolongou os efeitos colaterais, e apenas 12% das organizações conseguiram se recuperar totalmente.
Mais da metade das empresas violadas enfrentam grave escassez de profissionais de segurança, em uma alta de 26% na comparação com o ano anterior.
Diante do crescente impacto, é imprescindível que as organizações adotem medidas robustas de proteção e mitigação de riscos.
A LGPD determina a necessidade de adoção de medidas de segurança, para a proteção dos dados pessoais contra acessos não autorizados e situações acidentais ou ilícitas.
Neste cenário, as organizações devem estabelecer uma Política de Resposta a Incidentes de Segurança, orientando o passo a passo das ações fundamentais para atuação em caso de suspeita ou confirmação de Incidentes de Segurança.
A boa notícia é que a Inteligência Artificial é uma forte aliada quando integrada em estratégias de prevenção.
Para isso é essencial que a organização tenha uma visão abrangente de todos os ambientes de dados, principalmente através do Mapeamento de Dados, indicando o local de armazenamento, interno ou externo, compartilhamento de finalidades de uso e medidas de segurança adotadas.
Além do mais é necessário investir em um planejamento estratégico e capacitação técnica e treinamento de simulações de incidentes para que todos estejam preparados para lidar com eventuais ataques cibernéticos e manter a continuidade operacional.
De acordo com a pesquisa, empresas que aplicaram IA de segurança e automação tiveram redução nos custos de violações, economizando cerca de US$ 2,22 milhões.
A inovação também contribuiu para detecção e contenção mais rápida dos incidentes.
(Colaboração de Rodrigo Toler, advogado de Privacidade e Proteção de Dados no Opice Blum, Bruno Advogados, Mestre em Direito, Tecnologia e Desenvolvimento pelo IDP. Email: [email protected]).
Publicado na edição 10.865, de sábado a terça-feira, 17 a 20 de agosto de 2024 – Ano 100