

O prefeito Fernando Galvão anunciou nesta quarta-feira (15), que Bebedouro permanece com 11 casos positivos da doença, sem alteração desde segunda (13), com leve crescimento de novas notificações e casos descartados.
Segundo dados contabilizados pela Vigilância Epidemiológica, a cidade soma 46 pacientes com diagnóstico negativo do vírus, além de 36 suspeitos, aguardando resultados de exames laboratoriais. No total, subiram para 93 as notificações para a doença em Bebedouro.
Três pacientes continuam internados em estado grave no Hospital Unimed e outros três em enfermaria. Na segunda (13), eram quatro internados graves, um paciente apresentou melhora no quadro, mas continua hospitalizado. Não há internações no Hospital Municipal ‘Júlia Pinto Caldeira’.
Todos os internados graves já receberam diagnósticos positivos para Covid-19. Os demais pacientes positivos, por apresentarem sintomas leves, estão em isolamento domiciliar, conforme determinação dos órgãos sanitários, bem como os casos suspeitos que aguardam resultados de exames.
Flexibilização do comércio
Na quarta-feira (15), foi o primeiro dia de abertura parcial do comércio bebedourense, após decreto assinado pelo prefeito Galvão, na segunda (13), juntamente com lideranças do setor.
A decisão visa modular o atendimento aos clientes, permitindo que comerciantes mantenham sua renda, porém garante a segurança dos moradores, já que os estabelecimentos devem manter porta entreaberta, coibindo a entrada de clientes.
A reportagem da Gazeta acompanha o movimento central, diariamente, às 13h. Na quarta (15), foi visto aumento leve de clientes na rua Cel. João Manoel, que está interditada para veículos, com foco em lojas que possuem pagamento de crediário. Seguindo determinações prescritas no decreto, os clientes mantêm distanciamento de dois metros, com demarcação de solo. Os atendentes fazem uso de equipamentos de proteção.
Feira em novo formato
Normalmente realizada na praça Valêncio de Barros, defronte ao Paço Municipal, a Feira Livre que estava paralisada desde o primeiro decreto de quarentena, volta a acontecer no domingo (19), em sistema drive thru, a partir das 6h, no Sambódromo Municipal, anexo ao Parque da Família.
No novo local, feirantes de Bebedouro do ramo de hortifruti e alimentício poderão vender seus produtos sem que os clientes saiam de seus veículos, que serão higienizados ao entrar no Sambódromo.
Para o diretor de planejamento, Rogério Valverde, a mudança de local é necessária para se adequar ao novo método de compras, seguindo recomendações de saúde e evitando aglomerações, possibilitando que os bebedourenses continuem comprando seus alimentos e os feirantes voltem a ter renda, minimizando prejuízos.