Ninguém tem juízo por lá?

0
367

O baixinho e gordão, que fez as ameaças mais parece um bebezão, que se recusa a virar adulto.

Antônio Carlos Álvares da Silva

Muita gente, que costuma escrever, de vez em quando, se queixa de falta de assunto. Esta semana, o contrário aconteceu comigo. Vários assuntos alternavam na minha cabeça e eu não conseguia concentrar-me em nenhum em particular. O motivo foi fácil de perceber: Esses assuntos se referiam a pessoas, que ocupam cargos de relevância no Brasil e no mundo e tomam atitudes absurdas, para não dizer, completamente amalucadas. Escolhi dois deles, para chamar sua atenção. O primeiro deles está dominando a mídia há vários dias. É a ameaça do presidente da Coréia do Norte de atacar a Coréia do Sul, o Japão e os Estados Unidos, com mísseis nucleares. A situação já fica insensata, porque essas ameaças diárias não foram proferidas por um líder, que tem a cara de guerreiro e conquistador de Átila. O baixinho e gordão, que fez as ameaças mais parece um bebezão, que se recusa a virar adulto. De início, a ameaça pareceu tão destemperada, que muitos analistas a consideraram apenas um blefe. Mas, a contínua movimentação de tropas e desses mísseis nucleares pelo território coreano, seguidos de conselhos para que os estrangeiros deixassem as duas Coréias, deixaram o mundo preocupado. Até os seus tradicionais aliados, Rússia e China reprovaram o governo coreano. O presidente da China, Xi Jimping, foi direto: “Nenhum país tem o direito de jogar a região, ou o mundo no caos, por motivos egoístas.”

O pior, é que ninguém sabe, quais são esses motivos egoístas. Nesse ambiente macabro circulou a mensagem do PC do B brasileiro, subscrita pelo PT e pelo PSB, apoiando integralmente a Coréia do Norte contra o “Império”. Felizmente, o PT e o PSB se apressaram a desautorizar esse apoio. Ainda bem! O Brasil já está cheio de maluquices. Não precisa importar mais uma!

O Passarinho correio

Essa outra notícia também é de lascar. Foi proferida por Nicolás Maduro, escolhido por Hugo Chávez para ser seu sucessor na presidência da Venezuela. E não foi a primeira. Quando Hugo Chávez morreu, ele acusou o Império – leia-se Estados Unidos, de ter inoculado o câncer no corpo do falecido. Agora, candidato, fez outra revelação inusitada. Contou, que estava rezando em uma pequena capela, quando lá entrou um passarinho pequenininho, que deu 3 voltas sobre sua cabeça. Depois, pousou em uma viga e começou a assoviar. Então, Maduro assoviou de volta e iniciou-se um diálogo nessa linguagem peculiar. Esse diálogo revelou, que se tratava de Hugo Chávez reencarnado no pássaro. Ele lhe disse: “Hoje começa a batalha; Rumo à vitória.” Maduro acrescentou, que sentiu Chávez em sua alma. Parece, que resolveu incorporar o além em sua campanha. Essa linha foi seguida pela PDVSA, estatal de petróleo da Venezuela. Ela fez circular um comunicado, dizendo a todos, que Chávez havia se transformado em Cristo. Isso porque: “Padeceu por seu povo, sofreu seu próprio calvário e foi assassinado pelo Império (Não o Romano). O comunicado termina exortando: “Oremos por Chávez-Cristo.” Lula, que já foi chamado de Deus por Marta Suplicy, sentiu a concorrência e resolveu participar da campanha na Venezuela. Intitulando-se representante do Mercosul (sic), gravou uma mensagem para a televisão, afirmando que Maduro é o sonho de Chávez. Mas, ainda não quer virar passarinho. Ele não gosta de alpiste. Não é bom tira-gosto para a “marvada da branquinha.”
(Colaboração de Antônio Carlos Álvares da Silva, advogado bebedourense).

Publicado na edição n° 9534, dos dias 13, 14 e 15 de abril de 2013.