Novo lote de vacinas chega à cidade para profissionais de Saúde

Vacinas da Fiocruz serão aplicadas in loco em departamentos públicos e no ‘postão’ para profissionais da rede privada.

0
51
‘Doses de esperança’ – Imunizante produzido pela Fiocruz chega a Bebedouro.‘Doses de esperança’ – Imunizante produzido pela Fiocruz chega a Bebedouro. (Divulgação)

Na tarde de terça-feira (26), Bebedouro comemorou a chegada de novo lote de vacinas, elaboradas pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) em parceria com AstraZeneca e Oxford. “Recebemos um segundo lote. Novas doses de esperança para nossa cidade”, comemora o prefeito Lucas Seren, que diretamente de São Paulo, anunciou recebimento equivalente a 1.050 doses do imunizante.
Diferente da CoronaVac, inicialmente aplicada em Bebedouro, que precisa da 2ª dose em até 28 dias, a 2ª aplicação da vacina da Friocruz deve ocorrer em 12 semanas. “Ambos os imunizantes têm eficácia comprovada e foram aprovadas pela Anvisa, porém, quem tomou a 1ª dose de uma, não pode substituir a 2ª dose pela outra”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira.
Segundo a coordenadora, cerca de 400 doses serão destinadas aos profissionais da atenção básica, departamentos municipais de saúde e Ibene (Instituto Bebedouro de Nefrologia), que receberão aplicação in loco. As demais doses serão encaminhadas ao ‘postão’, instalado na Emeb Stélio Machado Loureiro, onde serão vacinados profissionais de farmácias, consultórios médicos e clínicas, médicos da rede privada, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. O ‘postão’ atenderá de quarta a sábado (27 a 30), das 8h às 17h, com horário estendido na quinta (28), até 22h.
O atendimento poderá ser suspenso sem prévio aviso, caso encerrem-se as doses.
A orientação é que os profissionais façam o pré-cadastro da vacina no portal do Governo do Estado e, no momento da vacinação, estejam munidos de documento de identificação com foto, carteira do conselho de classe (para profissionais com ensino superior e/ou técnico) ou comprovante de vínculo empregatício (para aqueles que não estão inseridos em conselhos).

Publicado na edição 10.549 de 27 a 29 de janeiro de 2021.