O ato visionário de criação da cooperativa de crédito

0
332

Os pioneiros Walter Ribeiro Porto e Leopoldo Pinto Uchôa enxergaram em 1983 o que seria o Brasil em 2013.

Dia 18 de fevereiro, o então presidente João Batista Figueiredo autorizava a maxi valorização do cruzeiro, a moeda brasileira da época. Eram os primeiros passos da política econômica para controlar a capenga situação financeira do Brasil.
Daquele tempo até 1994 foram inúmeras tentativas, muitos pacotes econômicos, pensados por ministros como Delfin Neto, Dilson Funaro, Mailson da Nobrega, Zelia Cardoso de Mello e a lista segue longa. A cada fracasso, aumentava o descrédito governamental e a insegurança das empresas e investidores. O clima era de hiperinflação e eminência de calote da dívida externa.
Com todo este contexto, é inimaginável entender como dois agricultores, Walter Ribeiro Porto e Leopoldo Pinto Uchôa conseguiram ter a visão de aglutinar forças e convencer produtores rurais a investirem suas economias em uma cooperativa de crédito.
Passadas três décadas, olhar para o que se tornou aquela pequena cooperativa, a Creciditrus, só nos deixa mais convictos de que estes dois líderes foram visionários.
Há clima de festa com a inauguração da nova sede da Credicitrus, um marco de engenharia e sinal da prosperidade da classe agrícola, a mais importante na formação econômica de Bebedouro e do Brasil. Basta olhar para os números da balança comercial para saber que vem do campo, principalmente dos grãos e da laranja, os dados positivos de exportação.
O fato triste a lamentar ao ver este prédio pronto é que nesta cerimônia, Walter e Leopoldo não estarão presentes para admirar no que se transformou o sonho deles.
Felizmente, tiveram tempo de inspirar novas lideranças na empreitada, que agora dirigem a cooperativa com extrema competência e profissionalismo. O espírito visionário é estimulado em cada um dos funcionários que também sentem-se parte responsável do sucesso.
Comemoremos a inauguração do novo prédio, mas reservemos um tempo para rezar para que Deus dê condições para o surgimento de mais pioneiros e gente de coragem, em Bebedouro. Pessoas capazes de enxergar na crise, oportunidades para grandes viradas. Gente com convicção de que a cidade crescerá e incentivarão a construção de bases para o grande município que iremos nos tornar.

Publicado na edição nº 9628, dos dias 28 e 29 de novembro de 2013.