O padre pedreiro de Bebedouro

0
388

A história do catolicismo moderno da cidade foi escrita com esforço do monsenhor José Figuls.

A Prefeitura de Bebedouro faz justa homenagem a um dos maiores construtores de igrejas e comunidades da cidade, o espanhol monsenhor José Figuls. Homem religioso, sério, cativante, que ainda mantém a disposição em trabalhar pelo resgate espiritual de muitas pessoas.
Do esforço e liderança deste homem, surgiram as Igrejas de Santo Ignácio de Loyola, São Pedro Claver, Nossa Senhora Aparecida de Botafogo e São Judas. Como ele sempre gosta de ressaltar de forma honesta, foi responsável apenas pelo término da construção da igreja de Nossa Senhora Aparecida, a maior da cidade.
Mesmo com as dificuldades impostas pela idade à sua saúde, é comum ver o padre José em celebrações no Lar do Idoso, na Zona norte, ou até para a extrema unção no Velório Municipal, com a mesma disposição de quando tinha 20 e poucos anos.
Sob sua coordenação, foram forjadas lideranças leigas da Igreja Católica, responsáveis por todos os movimentos, até na Renovação Carismática.
A pregação do papa Francisco, para que os sacerdotes tenham vida mais humilde, gastos reduzidos, que comprem no máximo carros econômicos, para não onerar a comunidade, já é seguida pelo padre José há muito tempo. Não foram poucas as vezes em que ele pegou mototáxis para chegar às celebrações ou fazer visitas a doentes.
Nada surpreendente porque ambos têm inspiração de vida cristã em São Francisco de Assis, o pai da opção preferencial pelos pobres.
O maior presente recebido por este homem de Deus é ver todas as igrejas criadas por ele, sempre cheias nas celebrações.
Por mais que se diga muito obrigado ao padre José, não será o suficiente para agradecer todo o bem e tudo de bom que ele continua fazendo para Bebedouro e região.

Publicado na edição nº 9700, do dia 31 de maio, 1º e 2 de junho de 2014.