O papel dos suplementos para manutenção da saúde dos idosos

Luiz Assunção

0
129

As doenças crônicas não transmissíveis são as principais responsáveis pelo estado de saúde comprometido da população. Estima-se que mais de 70% da população possui uma ou mais doenças que, na maior parte dos casos, tem como origem o desequilíbrio nutricional, que leva à perda de funções do organismo. Estes desequilíbrios são consequência de um comportamento alimentar incompatível com nossa necessidade nutricional e de compostos bioativos que o organismo necessita para funcionar adequadamente.

Como aliados na melhora da qualidade de vida, os suplementos para idosos, principalmente, podem ser alternativas interessantes devido às alterações naturais que acontecem em nosso organismo com o envelhecimento.

Aumento da gordura corporal (inflamação), perda de massa magra (pelo aumento de doenças) e desaceleração do metabolismo são exemplos do que ocorre com o organismo humano com o tempo. E também há mudanças no funcionamento digestivo, ou o uso de medicamentos, principalmente os de uso contínuo, diminuem vitaminas e sais minerais do organismo, e ainda a diminuição da percepção do olfato e do paladar são mais alguns exemplos. Todo esse conjunto de ocorrências contribui para a terceira idade estar no grupo das carências tanto de macro como de micronutrientes e por isso, mais predispostos a desenvolverem doenças. Os suplementos para idosos são opções fáceis e eficientes para ajudar a suprir as necessidades diárias de nutrição.

O maior foco terapêutico em que devemos nos concentrar, independente da presença ou não de uma doença crônica ou passageira, é a manutenção da funcionalidade celular ao longo da vida.

Precisamos não envelhecer com tantas doenças e uma excelente opção, além de uma alimentação saudável, é suplementar nossas deficiências e insuficiências de vitaminas e sais minerais.

“Não basta dar anos à vida e sim vida aos anos”

Obs: Não aconselho ninguém fazer suplementação sem acompanhamento do profissional de saúde.

Saúde,saúde,saúde !!!!!!

(Colaboração de Luiz Assunção, farmacêutico clínico, especialista em acompanhamento farmacoterapêutico, especialista em gastroenterologia funcional e nutrigenômica).

Publicado na edição 10.758, quarta, quinta e sexta-feira, 24, 25 e 26 de maio de 2023