O que exatamente vale a pena ver de novo?

0
1266
Sucesso - Sérgio Guizé foi o protagonista Candinho e Camila Queiroz deu vida a Mafalda. Ela, inclusive roubou a cena em diversos momentos com sua personagem. (Reprodução/Gshow)

A Globo confirmou e, inclusive, já iniciou chamadas da reapresentação de ‘Êta Mundo Bom’, novela de Walcyr Carrasco exibida em 2016, como substituta de ‘Avenida Brasil’. A trama protagonizada por Sérgio Guizé foi um estouro quando o assunto é audiência e se consolida como uma das maiores da década passada no horário.
Até ai, tudo bem. Reprisar um grande sucesso é sempre a primeira coisa a se levar em consideração, mas o que, de fato, vale a pena ver de novo? Quais foram os motivos que levaram a emissora a reprisar essa novela tão recente? Abaixo listo alguns desses motivos do que pode dar certo e errado nesta escolha.

Walcyr nunca decepciona
É fato que Walcyr Carrasco não é um dos autores mais queridos da crítica especializada. Neste caso, ‘Êta Mundo Bom’, passou longe de críticas na época em que esteve no ar, isso porque o roteirista se aventurou em sua total zona de conforto, comédia romântica, no horário das seis, cheio de clichês cômicos e numa ambientação épica, baseada, claro, em um clássico já conhecido, o Mazzaroppi.
Portanto, Carrasco nunca decepciona seu público, nem em audiência, nem em história, principalmente quando está neste horário. A assinatura do autor, pode sim ser um ponto a favor nesta reprise.

Leveza na quarentena
Certamente a Globo optou por uma trama mais leve nesta época de quarentena. Assim o telespectador pode se divertir com as trapalhadas de Candinho e sua turma e também amar odiar a vilã Sandra, brilhantemente interpretada por Flávia Alessandra. A história traz a leveza que nós precisamos, mas… vamos ao seguinte tópico.

História recente demais
O fato desta novela ser recente não é necessariamente um ponto negativo fato nível máximo, mas a Globo tem um acervo gigante de tramas que poderiam ocupar o horário das tardes. Agora, em plena quarentena, está sendo possível ver ‘Avenida Brasil’ explodir no ibope, principalmente agora em sua reta final. Então, por que não escalar uma novela mais antiga, também com nível cômico alto para distrair as pessoas nesta época tão difícil? Títulos como ‘Ti-Ti-Ti’, de 2010 e ‘O Beijo do Vampiro’ de 2002 seriam muito bem-vindos, assim como tantos outros.

O que se conclui
Conclui-se então que a emissora, como sempre, quer ver seus números em alta. A base para isso é apostar em uma trama que mantenha os índices da história de Tufão, Nina e Carminha e Walcyr Carrasco, com qualquer uma de suas obras, conseguiria fazer isso, visto que ele é tido como o salvador de audiências da emissora e os números não me deixam mentir. ‘Alma Gêmea’ também era recente quando foi reprisada e é um dos maiores sucessos do ‘Vale a Pena Ver de Novo’, o que nos leva a voltar para a pergunta inicial, o que realmente vale a pena rever?
A Globo parece ignorar seu próprio acervo, novelas bem escritas, que fazem muito sucesso no exterior que têm texto e direção impecáveis e que, pelo caminho que se trilha, temos cada vez mais certeza de que ficará para ser reapresentada apenas no Viva, o que é uma pena para muitos que perderão a oportunidade de rever suas novelas favoritas.
A emissora podia, pelo menos, aproveitar a tão boa tecnologia que nos é dada hoje e disponibilizar grandes clássicos de seu acervo no GloboPlay, assim muito mais gente iria aderir à assinatura para rever seus folhetins favoritos e sentiriam-se, com certeza, mais felizes.
Se ‘Êta Mundo Bom’ foi uma boa escolha, isso só a audiência responderá, então, a partir do dia 27 teremos essa trama de volta nas tardes e vamos ver no que vai dar.

 

Publicado na edição nº 10480, de 18 a 24 de abril de 2020.