Oficial: Bebedouro começa
a racionar água

0
248

Inicialmente, o abastecimento será cortado das 13h às 16h, em todos os domicílios.

Com baixa nos reservatórios, a partir de quinta-feira (21), Bebedouro passa a racionar água, das 13h às 16h, por tempo indeterminado.

De acordo com o diretor do Saaeb (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro), Gilmar Feltrim, o nível dos recursos hídricos dos dois reservatórios de captação está crítico.

“Na semana passada, os níveis já estavam em estado de emergência e com o consumo excessivo por parte da população, não tínhamos mais o que fazer, a não ser racionar”.

Atualmente, 70% da água que abastece Bebedouro vem dos córregos do Retiro e da Consulta, prejudicados pela estiagem – o restante vem de poços artesianos.

“Para continuarmos com o abastecimento normal teríamos que transferir água da CAP 2 para a CAP 1. O corte é necessário porque o nível do reservatório interfere no bombeamento e no abastecimento das estações de tratamento”, explica. Em fevereiro deste ano, em função da estiagem, o município já racionou água por 15 dias.

“Depois, as chuvas amenizaram o problema. Hoje, não temos previsão de chuva e infelizmente, a população não tem colaborado desperdiçando água lavando calçadas, mesmo com aplicação de multas”.

Segundo Feltrin, a tendência é de que a falta d’água se agrave nos próximos meses. “A tendência é gastar cada vez mais com o calor e se não chover, o problema pode se agravar”, adverte.