Operação Chuvas de Verão

0
3519
Começa a Operação Chuvas de verão 2018/2019.

A Defesa Civil de Bebedouro realizará até o dia 31 de março, a Operação Chuvas de Verão 2018/2019. No município, as ações preventivas e de preparação são intensificadas visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas como inundações, alagamentos, vítimas de raios, vítimas de vendavais, granizo e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento, saúde e atendimento social). O objetivo da Operação Chuvas de Verão é antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes de Defesa Civil dos municípios e a própria comunidade.
Antes das chuvas: Nunca jogue lixo nas ruas ou áreas verdes, o lixo provoca entupimentos dos bueiros e ramais de drenagem. Lugar de lixo é no lixo.
Procure um lugar seguro como abrigo, de preferência longe de coberturas metálicas e árvores. Interior de residências e prédios são recomendados.
Fique atento às orientações transmitidas pelas autoridades locais, no momento das chuvas através dos meios de comunicação.
Durante as chuvas: Evite sair quando ocorrerem chuvas fortes, raios, granizo e vendaval; se a chuva causou enxurrada, alagamento, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
Após as chuvas: Evite cruzar ruas alagadas. Mantenha-se longe da rede elétrica. Doenças como a cólera e a leptospirose são mais suscetíveis à proliferação durante enchentes. Evite andar nas águas de enchentes, enxurradas e nunca deixe as crianças brincarem nessas águas. Geralmente as ruas e avenidas após 15 minutos voltam à normalidade em Bebedouro.

(…)

Leia mais na edição de nº 10346 de 15, 16 e 17 de dezembro de 2018.