Os Jogos Regionais e seu legado

0
340

Nilton Santos

 

Pela primeira em toda a sua história, Bebedouro será uma das sedes dos Jogos Regionais do Interior de São Paulo, que acontecem de 5 a 14 de julho nas suas mais diversas praças esportivas. Mais do que celebrar este momento histórico, os bebedourenses têm motivos de sobra para se orgulhar deste desafio assumido pela cidade, cujos frutos serão colhidos não somente durante a sua realização, mas – sobretudo – após o encerramento de todas as suas competições.
Também conhecido nos meios esportivos como a Olimpíada Caipira não essencialmente pela simplicidade do seu povo e sim pelo alto nível de seus competidores, os 56º Jogos Regionais coincidem também com a realização dos Jogos Olímpicos 2012 que acontecerão na cidade de Londres assim que forem encerrados os nossos Jogos. Coincidências à parte, todos ganharão.
O comércio ganhará, os restaurantes ganharão, os postos de combustíveis tirarão seus dividendos, as lojas de materiais esportivos se aproveitarão disso se souberem fazer seus produtos chegarem até os esportistas, os locais de entretenimento, principalmente, noturnos também notarão um crescimento em seus movimentos, o shopping local também não deixará por menos, pois também saberá tirar proveito deste evento, que quiçá, abrirará as portas para muitos outros.
Serão mais de oito mil atletas vindos de cerca de 60 cidades da nossa região, a começar por Araraquara chegando a Ribeirão Preto, durante dez dias de competições. Serão dias de grande movimentação em Bebedouro, que em termos de retorno financeiro deixarão muito longe os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado – seu grande idealizador e patrocinador – e pela Prefeitura de Bebedouro. Falhas ocorrerão, mas, como no esporte, toda estreia provoca insegurança e pequenos erros, que com o passar do tempo deixarão de ocorrer, principalmente se a cidade se candidatar novamente a sede dos jogos.
O grande legado destes Jogos Regionais ficará, com certeza, dentro de cada bebedourense, que ao ver a cidade toda envolvida com o esporte, se sentirá estimulado a praticar também. É verdade que não temos os melhores atletas, e isto não é o essencial, mas este será o primeiro passo para que todos aqueles que participarem dos jogos deem sequência a este trabalho, cada um na sua modalidade, visando melhorar ainda mais a sua performance, e aqueles que ainda não foram picados pelo mosquito esportivo, que se deixem ser picados para viverem com mais qualidade.
Parabéns a todos que apoiaram a decisão de Bebedouro ser a sede dos Jogos Regionais 2012. Parabéns a todos que não fugiram ao desafio de apresentar – num grandioso evento – um modo diferente de curtir a vida à beça, com muita adrenalina, respeito ao próximo e, acima de tudo, de forma saudável. Neste contexto, em nome da Associação Bebedourense de Atletismo (ABA), temos de fazer uma menção aos clubes particulares, faculdades e escolas, que muito estão colaborando com o Departamento Municipal de Esportes (DME) ora cedendo suas praças esportivas para competições ora servindo de alojamento para os atletas.
Que cada bebedourense saiba receber da melhor forma possível as delegações formadas por esportistas, treinadores, diretores de esportes e seu torcedores, e, que durante os jogos, compareça para prestigiar os nossos atletas, que se dedicaram todos os dias do ano para representar com dignidade a nossa cidade, vencendo ou não. Desta forma, já estará garantido o troféu fair play para nós bebedourenses.

(Colaboração de Nilton Santos, jornalista, servidor público municipal e atleta).

 

Publicado na edição n° 9417, dos dias 26 e 27 de junho de 2012.