O empresário José Francisco, os prefeitos de Bebedouro e Guaira, Seren e Junão, em encontro em Barretos para apoiar a pré-candidatura de Fernando Galvão a deputado estadual. (Foto: Gazeta)

Frase da semana

“Rodrigo, Geninho e Fernando fazem da política o mais nobre dos ofícios e não a mais infame das profissões”. – Antônio Manoel da Silva Júnior, o Junão, empresário e prefeito de Guaíra, em pronunciamento de apoio às pré-candidaturas do governador, deputado federal e deputado estadual, em evento em Barretos em 21 de julho.

***

Há 100 dias sem ela…

A chuva esqueceu-se do Sudeste brasileiro neste inverno seco e quente, e em Bebedouro, ainda tem gente lavando paredes, janelas, calçadas, guias, sarjetas, com o esguicho a todo vapor, funcionando como ‘vassoura hidráulica’, como chama Gilmar Feltrim, presidente do Saaeb Ambiental, ao referir-se às mangueiras que varrem. O que mais falta acontecer para a conscientização das pessoas? Segundo Márcio Martins, especialista em meteorologia, não há sequer previsão de quando virá a próxima benção dos céus.

Encontros

Na abertura da Coopercitrus Expo, além dos negócios do Agro, o que se viu em profusão foram encontros e mais encontros, adiados por dois anos pela pandemia. Produtores rurais, empresários, políticos, jornalistas, amigos, todos comungando do prazer de uma boa conversa.

Encontros 2

E assim testemunhamos João Marchesan, presidente da Abimaq, em longo bate-papo com senhor Nishimura, do grupo Jacto. Dois homens importantes, cujas vozes ressoam no mundo do agronegócio, estavam ali, felizes pelo reencontro. Ao Sobrevoo, Marchesan respondeu sobre sua expectativa para a feira: “Estamos no centro tecnológico que é a Coopercitrus Expo. O que de mais moderno existe no mundo da agricultura digital e agricultura tradicional, estão aqui, dentro deste recinto. A Coopercitrus atrai o que há de melhor junto com fabricantes de máquinas. E as fabricantes estão aptas a continuar desenvolvendo o que de mais moderno existe no mundo. Nós não perdemos para país nenhum. A expectativa é muito grande. O agricultor passou por um período grande de elevação dos custos de energia, combustível e defensivos. Mas, a expectativa é que eles continuem produzindo e gerando riqueza. Com isso, nós teremos uma feira fantástica, de grande repercussão e volume de negócios”. E quanto aos ganhos de produtividade do campo, pelo uso das tecnologias, o empresário disse: “Não resta dúvida que o ganho é fantástico. O que nós fizemos nesses últimos 40 anos, em evolução, é exponencial. Não dá para quantificar. Basta ver o volume de produção que estamos tendo de milho, cana-de-açúcar, suco de laranja”.

Encontros 3

Prefeitos e vereadores da região, com quem dividimos a bancada no Projeto Gazeta/RB, na série em que os entrevistamos, estavam em peso na cidade, para os dois eventos com a presença do governador Rodrigo Garcia e do líder regional Fernando Galvão. Satisfeitos e sorridentes em cumprir estas agendas, dando apoio irrestrito tanto a Garcia como a Galvão.

Encontros 4

Sou do tempo em que Bebedouro e Barretos eram cidades rivais, em que cada uma procurava o defeito da outra para sobressair-se. Pois não é que conseguiram acabar com isso… na semana passada, justamente em Barretos, houve um grande encontro, com mais de 200 pessoas, entre empresários, políticos, jornalistas e afins, justamente para apoiar a pré- candidatura de Fernando Galvão como deputado estadual da nossa região. Que seja bem-vinda a unidade à região para nosso próprio bem e pelo desenvolvimento.

E por falar em Barretos

A Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão, está investindo cerca de R$ 10 milhões em obras e melhorias no Parque do Peão para receber cerca de 900 mil visitantes, calcula o grupo. Segundo seu presidente Jeronimo Luiz Muzetti, as reformas e construções visam aprimorar a experiência dos visitantes, como a construção de mais uma estrutura de camarotes, novos banheiros, reformas no Estádio, nova Praça de Alimentação e melhorias na área de camping.

E por falar em Festa do Peão

A 65ª edição que vai de 18 a 28 de agosto, já contratou mais de 100 shows musicais para os palcos do evento, com grandes nomes da música sertaneja como Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Cesar Menotti & Fabiano, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, o projeto Resenha dos Bravos com João Bosco & Vinícius, Guilherme & Benuto e Clayton & Romário, e ainda Rionegro & Solimões, Maria Cecília & Rodolfo, Ícaro & Gilmar. Outros ritmos também terão espaço com artistas como Wesley Safadão, Alok, Dilsinho, Hungria, DubDogz, Pedro Sampaio e Sevenn. Outra novidade na programação é a apresentação beneficente do evangelista Deive Leonardo.

58 anos ou mais

Andrea Beltrão, em entrevista à Folha de São Paulo, disse que depois que fez 58 anos, as pessoas começaram a lhe chamar de senhora e, mais que isso, elas acrescentaram um ‘mas’ antes de dizer como Beltrão estaria bem, como se isso fosse um elogio incabível por sua idade. Esse mundão veio sem porteira, em que a idade é impeditiva de continuar produzindo, ser bonito, ou ter um lugar ao sol, já passou da hora de mudar. “Jovens, envelheçam”, como recomendava o teatrólogo e critico de costumes Nelson Rodrigues.

Gente de peso – Sr. Antonio Campanelli e José Geraldo da Silveira Mello são o retrato da simpatia e do bem querer. Que assim se conservem pra sempre.

Homenagem
Bem no mês do aniversário de meu pai Juca Caldeira, seu busto tem merecido atenção especial de Magner Augusto, que tem cuidado com tanto zelo da Praça da Fonte. Valeu meu novo amigo.
(Foto: Gazeta)

Família não é agro, mas é pop
Depois de tantas distâncias por causa da pandemia, as mulheres poderosas da família se reúnem para comemorar o niver de um ano do Filippo e celebrar a vida.
(Foto: Gazeta)

 

Publicado na edição 10.687, de sábado a terça-feira, 30 de julho a 2 de agosto de 2022.