Partidos sem identidade

0
338

A recente troca interna no PMDB de Bebedouro mostra como falta rumo às legendas.

O Movimento Democrático Brasileiro fundado por políticos como Ulysses Guimarães e Franco Montoro, que lutaram contra a Ditadura Militar, serviu de abrigo para todos os oposicionistas ao regime e não é nem a sombra do que virou hoje, a legenda.
Apesar de fazer parte da aliança que elegeu a presidente Dilma Rousseff (PT) não é segredo para ninguém que os parlamentares da legenda rebelaram-se contra a base do governo.
Como é uma colcha de retalhos ideológica, dividida em capitanias hereditárias, por estados, nunca dá para prever para que lado vai o partido.
Em Bebedouro, o partido fez aliança com o DEM e elegeu prefeito e vice-prefeito na majoritária, e um vereador nas eleições de 2012. No mapa estadual da legenda seriam dois fatos mais que positivos, porque desde a saída de Hélio Bastos como filiado, o diretório vinha aos trancos e barrancos, sem qualquer resultado positivo nas urnas.
Porém, neste ano, em reviravolta inexplicável, o comando do diretório foi transferido justamente para quem perdeu as eleições e até então, nunca demonstrou qualquer identificação com o partido e nem com os filiados atuais.
Quando a mudança vem de cima para baixo, sem ouvir as bases, como ocorreu em Bebedouro, com substituição de um diretório atuante, com membros legitimamente eleitos, sem qualquer justificativa, decreta-se a morte do partido, porque ele só é forte quando todos os filiados são ouvidos.
Há muita defesa no Brasil para a instalação do Parlamentarismo, sistema de governo que favorece a união de forças no Poder Legislativo. Porém, neste país em que muda-se de partido como troca-se de camisa, a maioria seria construída na base do fisiologismo, pouco diferindo do que acontece no Presidencialismo.
Para que nos transformemos em país forte politicamente é preciso respaldar a credibilidade dos partidos políticos. E isto, só se faz quando há respeito entre os pares. A sorte de Ulysses foi ter morrido antes de ver o início do processo de deterioração do PMDB, partido importante, nem sempre entregue a mãos bem intencionadas.

Publicado na edição nº 9696, dos dias 22 e 23 de maio de 2014.