Prefeito anuncia flexibilização de setores da economia

Seguindo Plano São Paulo, Bebedouro faz retomada gradual.

0
207

Novas medidas de flexibilização da economia foram anunciadas pelo prefeito Fernando Galvão, em transmissão ao vivo, na tarde de sexta (29). Seguindo o Plano São Paulo, que permite a retomada gradual do comércio para algumas regiões, incluindo a de Bebedouro, o prefeito anuncia mudanças a partir de segunda-feira (1º de junho). As alterações estão descritas no decreto municipal nº 14.140, de 29 de maio.
“Não se pode vencer o coronavírus, mas podemos controlá-lo”, diz o secretário de Desenvolvimento, Lucas Seren, seguido pelo prefeito: “por isso, todas as medidas foram tomadas em acordo com a Saúde, para manter a segurança dos bebedourenses”.
Para todos os segmentos, orienta-se uso de álcool em gel 70%, tapete de higienização e aferição de temperatura. O uso de máscaras é obrigatório.
Comércio lojista – O número de clientes por loja foi ampliado, segundo o novo decreto. Em lojas de até 50m², podem entrar até dois clientes; nos estabelecimentos de 50m² a 100m², quatro clientes por vez podem entrar; já nas lojas de maior porte, acima de 100m², até seis clientes podem entrar. Deve-se seguir o distanciamento nas filas, com sinalização de solo.
Bares e restaurantes – Determina-se que estes estabelecimentos possam funcionar com máximo de capacidade em 50%. As mesas devem estar intercaladas, com 2m de distância entre uma e outra, com até quatro clientes por mesa. Serviço de self-service de restaurantes está proibido. Funcionários que manuseiam alimentos devem usar luvas e objetos compartilháveis, como bisnagas de molhos e vidros de temperos estão proibidos, devendo ser substituídos por saches. As mesmas medidas valem para padarias, cafeterias e lanchonetes. Ambulantes podem voltar a atender, seguindo as mesmas medidas, porém, com restrição de, no máximo, quatro mesas.
Funcionalismo público – Na segunda (1º de junho), retoma-se o atendimento presencial na Administração Municipal, inclusive para protocolos e solicitação de documentos, seguindo orientações sanitárias.
Sem novidades – O terminal rodoviário segue fechado, impedindo o aumento de casos da Covid-19 vindo de cidades da região. Por determinação do Estado e após sentença da justiça de Bebedouro, templos religiosos devem permanecer fechados. Escolas seguem com aulas presenciais suspensas, como em todo país.
Novo projeto – Seguindo a mesma modalidade do projeto ‘Educando com o Coração’, uma vez por semana, a Prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento, apresentará programa de negócios no SBT, convidando profissionais e técnicos da área de gestão, levando informação e orientação aos micro e pequenos empreendedores, sobre como driblar a crise.

 

Publicado na edição nº 10489, de 30 de maio a 2 de junho de 2020.