Prefeito anuncia implantação do GEI para monitorar pacientes com Covid-19

Galvão também divulga flexibilização para o comércio, a partir da próxima semana.

0
66

Em transmissão ao vivo na tarde de sexta-feira (3), o prefeito Fernando Galvão anuncia flexibilização para o comércio e restrição para pacientes contaminados com a Covid-19, através da instalação do GEI (Grupo Estratégico de Isolamento), composto pelas coordenadorias de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, fiscais do depto. de Planejamento, equipe de patrulha formada pela Polícia Militar e Guarda Civil e empresa parceira do ramo de tecnologia.
Acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Rogério Valverde, empossado na sexta; da secretária de Saúde, Sônia Junqueira; do coordenador da Vigilância Epidemiológica, Ricardo Casseb; e do comandante da Guarda Civil, André Rosa Júnior, Galvão anunciou o decreto nº 14.186, que entra em vigor na segunda (6), permitindo flexibilizações para o comércio, com a entrada de clientes nas lojas. Em estabelecimentos com menos de 50m², fica permitido a entrada de um cliente por vez; em lojas de 50m² a 100m², podem entrar duas pessoas; e em estabelecimentos acima de 100m², até quatro pessoas de cada vez.
O decreto atual segue em vigor até domingo (5), portanto, neste fim de semana, o comércio permanece fechado, funcionando apenas serviços essenciais, como supermercados, padarias e farmácias.
Restrição: “Para coibir que pessoas infectadas com o vírus desrespeitem o isolamento que lhes é determinado, foi criado o GEI. O grupo criou protocolo de consentimento a ser assinado por todos os pacientes diagnosticados com Covid-19, que serão monitorados, estando sujeitos à multa de 10 UFMs, equivalentes a R$ 1.048 e encaminhados à polícia, sob processo penal, em caso de descumprimento do isolamento, por colocarem outras pessoas em risco”, explica Valverde.
A equipe de patrulha das forças de segurança fará visitas surpresas nas residências dos pacientes positivos e as informações dos casos serão compartilhadas entre todos os setores que compõem o grupo, para que juntos, seja garantida a eficácia da quarentena.
Testes rápidos: A Prefeitura promoverá na próxima semana, mil testes rápidos para Covid-19 em profissionais da saúde, GCM, coletores de lixo e demais setores considerados essenciais.

 

Publicado na edição nº 10498, de 4 a 7 de julho de 2020.