A Semana D de vacinação, realizada pela Secretaria da Saúde de Bebedouro durante toda a semana passada, teve procura por doses contra a Covid-19, menor que 10% do esperado. De acordo com a secretária da pasta, Silvéria Larêdo, a soma de todos os imunizados atingiu 470. A meta era vacinar 5 mil.

Silvéria afirma que o movimento nos supermercados e na feira livre, no domingo (12), pode ser considerado bom, mas, no geral, o “balanço foi muito ruim”. O número de faltosos para 2ª dose e doses adicionais, juntas, continua acima dos 22 mil. Isso significa que quase 30% dos moradores de Bebedouro têm pelo menos uma dose em atraso.

Na Feira – Mesmo com fila para vacinação, meta da secretaria não foi atingida.

 

A Semana D teve, como objetivo, realizar ações para atrair contingente maior de pessoas, já que as estatísticas são avaliadas como insatisfatórias. O vacinômetro do Governo de São Paulo, atualizado até esta quarta-feira (15), às 13h, apontava que 189.373 doses haviam sido aplicadas em Bebedouro – 69.285 para a primeira, 67.556 para a segunda ou dose única, e 52.532 para as doses adicionais. Segundo o ranking estadual, o município ocupa apenas a 615ª posição no estado, entre os 645 municípios, na aplicação de vacinas em relação ao total de doses recebidas: 218.395.

Ações

De 6 a 10 de junho, todas as unidades de Saúde tinham vacinas. De 8 a 10, foi montado posto de vacinação no Teatro Municipal. No sábado (11), os agentes estavam na rua do comércio e mais oito postos atendiam em supermercados. No domingo, a imunização foi na feira livre, das 6h às 11h. Mesmo assim, o fluxo de pessoas foi insuficiente.

Outra estratégia que vem sendo adotada pela Secretaria da Saúde para melhorar os números é centralizar a vacinação infantil contra Covid. Na semana passada, as doses para crianças podiam ser encontradas em três unidades de Saúde. No início desta, os locais foram ampliados para cinco: às segundas-feiras, a ESF Dr. Ramiro de Souza Lima, no Residencial Furquim; às terças, a ESF Dr. Moacyr Caldeira, no centro; às quartas, a ESF Dr. Ricardo Dias de Toledo, no Jardim Sânderson; às quintas, na ESF Pedro Marinho de Mello Júnior, no Residencial Centenário; e, às sextas, na ESF João Cambaúva, no Jardim Aeroporto. Sempre das 8h às 15h.

Casos

Boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica na quarta (15), aponta que Bebedouro teve 21.323 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 28 nas últimas 24 horas. Pessoas que tiveram seus exames positivados recentemente e estão em monitoramento são 61.

Quinze pessoas estavam internadas: uma na Enfermaria do Hospital Municipal, 12 no Hospital Estadual, sendo cinco na Enfermaria e sete na UTI, e duas na rede privada, com um na Enfermaria e um na UTI. Seis destes pacientes são de Bebedouro.

Dengue

Já o boletim de casos de dengue, que também deveria sair nesta quarta, não foi disponibilizado. O motivo foi nova instabilidade no Sinan, sistema do Governo Federal que reúne os dados de doenças de notificação compulsória.

As varreduras contra o mosquito Aedes aegypti continuaram na região leste, também até esta quarta. Até sábado (11), 24.887 imóveis haviam sido visitados em toda a cidade, mas o índice dos que permitiram a entrada dos agentes continua abaixo dos 50%: 12.317. Foram encontrados 289 focos da doença.

Publicado na edição 10.675, quinta a terça, 16 a 21 de junho de 2022.