
Com 18 casos confirmados em dois dias, já são 160 os pacientes com diagnóstico positivo do novo coronavírus em Bebedouro, até a tarde de quinta-feira (2). Do total, 130 são de Bebedouro e 30 são pacientes da região, diagnosticados em hospitais particulares e públicos de Bebedouro. Dentre os 160, 79 já estão recuperados da doença.
Os óbitos seguem em seis, de acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica, sendo quatro deles registrados em hospitais de outras cidades, três em Barretos e um na capital paulista; e outros dois faleceram em hospitais de Bebedouro, um no Hospital Municipal e um na Unimed.
Os casos descartados subiram para 379, sendo 315 de Bebedouro e 64 da região. Outras 40 pessoas aguardam resultados, 38 bebedourenses e dois moradores da microrregião. Estes indicadores somam 579 notificações, registradas desde os primeiros casos suspeitos, na segunda quinzena de março.
Há seis bebedourenses internados em estado grave, três em Bebedouro e três em hospitais da região. A cidade soma também quatro pacientes na enfermaria da Unimed e quatro no Hospital Municipal, totalizando oito internações leves.
Taxa de isolamento
O último levantamento divulgado pela Gazeta, apontava na segunda-feira (29 de junho), que a taxa de isolamento em Bebedouro era de 48%, de acordo com o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes.
Na terça (30 de junho), houve aumento no índice, que passou para 50%, mas na quarta (1º), voltou a cair, passando para 49%. Mesmo com a leve queda, a cidade voltou a constar entre as 20 melhores do estado, em 3º lugar.
Contaminação por habitante
A Gazeta analisa também a taxa de contaminados com Covid-19 por mil habitantes, através de dados coletados nas Prefeituras de sete municípios, incluindo Bebedouro, além da população estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referente a 2019.
Em Bebedouro, considerando-se os 160 casos positivos e população de 77,5 mil, apontada pela estimativa do IBGE, a taxa de contaminação é de 2,06 infectados para cada mil bebedourenses. Nas demais cidades as taxas são: Barretos (9,59/mil), Ribeirão Preto (7,75/mil), Rio Preto (6,36/mil), Sertãozinho (4,41/mil), Jaboticabal (1,47/mil) e Matão (1,32/mil).
Publicado na edição nº 10498, de 4 a 7 de julho de 2020.