
Com quatro novos casos em dois dias, Bebedouro soma 73 pacientes positivos com Covid-19, de acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica, computado até o início da tarde de sexta (12). Dentre os pacientes confirmados com o vírus, 56 são de Bebedouro e 17, moradores da microrregião, atendidos em hospitais da cidade.
Até quarta (10), eram 69 pacientes com a doença. Em uma semana, de 5 a 12, dez novos casos foram confirmados.
Em dois dias, os óbitos na cidade dobraram. De dois, passaram para quatro vítimas da Covid-19 em Bebedouro. Os dois primeiros casos, registrados em maio, eram vítimas de câncer, em tratamento em Barretos, onde contraíram Covid-19 e foram a óbito.
A terceira vítima é idoso de 82 anos, residente no Lar do Idoso e com histórico de problemas de saúde. Segundo a Vigilância Epidemiológica, ele contraiu o vírus em Bebedouro, e estava internado em Barretos, onde faleceu na quinta-feira (11). Na madrugada de sexta (12), deu entrada na UPA 24h com parada cardiorrespiratória, homem de 79 anos, com quadro cardíaco grave e outras comorbidades. O paciente há havia recebido diagnóstico positivo para Covid-19 e faleceu no Hospital Municipal. É o primeiro óbito registrado em hospital de Bebedouro.
Os casos que receberam diagnóstico negativo para o novo coronavírus subiram para 236, sendo 185 de Bebedouro e 51 da região. Outras 16 pessoas aguardam resultados, 13 bebedourenses e três da microrregião.
Há cinco bebedourenses em internações graves, sendo três na UTI da Unimed e dois em Barretos. Bebedouro soma também cinco pacientes em enfermarias, três no Hospital Municipal e dois na Unimed. Dois pacientes receberam alta da enfermaria da Unimed.
Índice de isolamento
O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que o isolamento em Bebedouro, na quinta (11), se manteve longe do índice ideal de 70% apontado pelo Governo de SP e a cidade não consta entre as 20 melhores do estado.
O último levantamento divulgado pela Gazeta, na edição de quinta (11), mostrava que, na segunda (8), a taxa de isolamento estava em 48% e na terça (9), sofreu leve queda, passando para 47%. Na quarta (10), o índice seguiu em 47% e na quinta (11), subiu para 49%.
Novas medidas
Na sexta (12), foi o primeiro dia de vigência das medidas mais rigorosas adotadas ao comércio bebedourense, após o anúncio do prefeito Fernando Galvão, que voltou a restringir ações, para evitar aumento da contaminação da Covid-19. Com o Dia dos Namorados, as ruas centrais do comércio estavam agitadas, especialmente em lojas de chocolate, jóias e perfumarias.

Em entrevista a RB FM, na manhã de sexta (12), o prefeito pediu a colaboração da população em seguir as medidas sanitárias impostas, especialmente o uso de máscaras, que é obrigatório na cidade. “Máscaras não são para serem carregadas nas mãos ou usadas no queixo. Tenhamos responsabilidade com o próximo. Agentes de saúde estão nas ruas centrais aferindo temperatura e oferecendo máscaras a quem não tem, mas cabe à consciência de cada um proteger-se e, em caso de sintomas, como febre, o melhor a se fazer é ficar em casa”, disse o prefeito.
Com firmeza, Galvão acrescentou: “Acham que é preciso o prefeito pedir, todos os dias, para que a população se proteja? Os cuidados com o vírus devem partir de todos, mas se preciso for, continuarei repetindo 24 horas por dia, até que todos compreendam a gravidade da pandemia que estamos vivendo”.