Saúde prevê vacinar mais de 5 mil pessoas nesta semana

Somente na segunda (27), 2 mil jovens receberam 2ª dose. Ainda está prevista imunização de pessoas de 18 a 20, 45 a 47 e dose adicional para idosos acima de 84 anos.

0
639

A Secretaria de Saúde de Bebedouro pretende vacinar mais de cinco mil pessoas de diferentes faixas etárias com 2ª dose, nesta semana, além da aplicação da dose de reforço em idosos.

Somente na segunda-feira (27), segundo a Vigilância Epidemiológica, vacinaram-se 2.050 jovens de 21 a 23 anos com a 2ª dose, que haviam recebido a 1ª dose em 6 de setembro, após mais de duas semanas de suspensão da vacinação na cidade. Este grupo completou seu esquema vacinal em duas etapas: pela manhã, das 8h às 11h; e no início da noite, das 17h às 20h.

Na terça-feira (28), pela manhã, 900 adultos de 47 anos também receberam a 2ª dose. O mesmo público é previsto para quarta (29), quando recebem a 2ª dose, a faixa etária de 46 anos. No mesmo dia, idosos acima de 84 anos podem receber a dose de reforço ou dose adicional da vacina contra Covid, conforme prevê o calendário estadual. “Para os idosos, atenderemos em sistema drive-thru, oferecendo mais conforto”, destaca a coordenadora da pasta, Thais Teixeira.

Adesão – Mais de 2 mil jovens de 21 a 23 anos vacinam-se com a 2ª dose contra Covid-19 na segunda (27). Até o fim da semana, está prevista imunização de mais de 5 mil pessoas, de diferentes faixas etárias.

Outro grande grupo de jovens, de 18 a 20 anos, deve receber a 2ª dose na quinta-feira (30), também em dois horários, das 8h às 11h e das 17h às 20h. “Para este dia, são previstas mais 1,5 mil doses a serem aplicadas”, acrescenta Teixeira. Finalizando o calendário da semana, com aplicação de 2ª dose, na sexta-feira (1º de outubro), vacinam-se pessoas de 45 anos.

Atualização de casos

Bebedouro registrou sete novos casos de Covid-19 desde o fim de semana, segundo boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (28). Desde o começo da pandemia, 12.182 pessoas foram infectadas e 337 morreram. A cidade está há cinco dias sem registrar óbitos em decorrência da doença.

Ainda de acordo com o boletim, são 10 bebedourenses positivados em isolamento domiciliar e monitorados pela Vigilância. Outros 17 aguardam resultados de exames.

Apenas o Hospital Estadual possui pacientes internados com Covid-19. São sete em estado grave, na UTI (35%) e quatro, na enfermaria (20%), fazendo uso de suporte ventilatório. Do total de 11 internados, apenas seis são de Bebedouro, os demais são da região.

Campanha de multivacinação

A Secretaria da Saúde de São Paulo inicia na sexta-feira (1º de outubro), em todas as cidades paulistas, a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos, que seguirá até o fim de outubro.

Serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra 20 doenças: DTP e pentavalente, BCG, contra pólio oral ou injetável, tríplice viral e SCRV, contra hepatite A e hepatite B, varicela e SCRV, contra febre amarela, HPV, rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e pneumo 10 valente.

Está agendado para 16 de outubro (um sábado), o “Dia V”, das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde municipais. “Durante todo o mês, basta que os responsáveis procurem a UBS mais próxima de sua casa e apresente a carteirinha de vacinação da criança para ser conferida. Caso alguma vacina não tenha sido tomada ou precise de reforço, será imediatamente aplicada”, diz Teixeira.

Para a coordenadora da Vigilância, “tão importante quanto a vacina da Covid, são todas as demais vacinas previstas no calendário anual, para que doenças já extintas não voltem aparecer, como houve com o sarampo, que registrou surtos há 3 anos. As vacinas garantem a saúde das crianças e são obrigatórias para matrícula em qualquer unidade escolar”, afirma.

Teixeira destaca ainda que, na semana passada, em reunião do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) da região de Barretos, Bebedouro foi apontada como uma das únicas cidades da regional a atingir a meta de 94% de imunização nas campanhas regulares para crianças.

Publicado na edição 10.613 , de 29 de setembro a 1º de outubro de 2021.