Sem alterações, Bebedouro segue com 37 casos de Covid-19 e isolamento em 49%

No sábado e domingo, cidade registrou menores índices de respeito à quarentena, desde o início do levantamento estadual.

0
32

Dois novos casos positivos da Covid-19 foram registrados em Bebedouro, no final de semana, mas em 24 horas, a cidade permanece com 37 casos, nesta terça-feira (19), aponta Vigilância Epidemiológica. Dos 37 pacientes com a doença, 26 são de Bebedouro e 11, moradores da microrregião.
Os casos descartados subiram para 157, sendo 127 de Bebedouro e 30 da região. Ainda de acordo com o boletim, nove pessoas aguardam resultados de exames. Outros 25 são pacientes recuperados. No total, 203 notificações foram registradas.
Há uma internação na enfermaria do Hospital Municipal e duas internações graves, em UTI (Unidades de Terapia Intensiva), na Unimed. A cidade mantém um óbito, de uma mulher que estava hospitalizada em Barretos, onde passava por tratamento contra câncer e contraiu Covid-19. O falecimento ocorreu em Barretos, mas é contabilizado em Bebedouro, por ser moradora da cidade.

Índice de isolamento
O Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), que contabiliza o índice de isolamento das cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes, aponta que, no final de semana, o isolamento em Bebedouro caiu e a cidade deixa de ocupar o ranking das 20 cidades com maiores índices do estado.
Na sexta-feira (15), Bebedouro havia registrado 54% de isolamento, assim, como no dia anterior, porém, as quedas passaram a ser registradas nos dias seguintes: No sábado, com o comércio funcionando apenas das 9h às 13h, a cidade teve índice de 47%, o menor já registrado.
Já no domingo (17), diferente de semanas anteriores, em que a taxa chegou a 70% e 71%, o isolamento em Bebedouro ficou em 49%. Na terça (19), o Governo de SP ainda não havia atualizado o levantamento referente ao isolamento de segunda (18), por problemas técnicos, até o fechamento da edição.

Nas pequenas cidades
Os casos da Covid-19 não continuam crescendo apenas nas cidades de médio e grande porte. Os micro e pequenos municípios paulistas também apontam aumento de casos e, alguns deles, já registram mortes.
A Gazeta analisou boletins de cidades da microrregião, até a tarde de terça (19): Em Colina, são 14 casos positivos e duas mortes; em Jaborandi, 11 confirmações e um óbito; em Monte Alto, 24 casos e uma morte foram registrados; em Monte Azul Paulista, 13 pacientes positivos; já Olímpia soma 31 positivos e uma morte; Pirangi registra três casos e um óbito; Taiaçú tem nove casos positivos de Covid-19; Taiúva apenas um; Taquaritinga soma quatro confirmações; em Terra Roxa, são duas; Viradouro tem quatro pacientes positivos e um óbito; e Vista Alegre do Alto, apenas um paciente confirmado com o vírus.

Agência fechada
Na terça (19), a Gazeta recebeu denúncia de que a agência do banco Itaú, na rua São João, estaria fechada para atendimento ao público. A reportagem esteve no local e confirmou a denúncia. Em resposta a Gazeta, o Itaú Unibanco informou que a agência em Bebedouro foi fechada por suspeita de Covid-19 e todos os funcionários da unidade foram afastados temporariamente de suas funções.
“A agência ficará fechada na terça-feira (19), para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados, e tem previsão de reabertura na quarta-feira (20), com equipe totalmente nova”, diz o banco, em nota.
O Itaú reforça a orientação para que os clientes usem os canais digitais, para operações como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em itau.com.br/coronavirus.

Portas fechadas – Agência Itaú de Bebedouro esteve fechada para atendimento ao público, na terça (19). Suspeita de Covid-19 colocou funcionários em quarentena. Nos caixas eletrônicos, não houve alteração. (Gazeta)

Publicado na edição nº 10487, de 20 a 22 de maio de 2020.