O equipamento será exposto entre quinta e sexta-feira, para alertar da importância do uso do cinto de segurança.
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) promove entre os dias 16 e 17 de abril, das 9h às 16h, na praça Monsenhor Aristides da Silveira Leite, no centro da cidade, ação educativa com equipamento, que simula o impacto de uma batida a 5 km/h. Na quinta-feira (16) das 18h30 às 21h, o simulador também estará em frente ao Centro Universitário Unifafibe. De acordo com a assessoria da Artesp, a instalação do equipamento na cidade é uma parceria com a Tebe.
A campanha tem como objetivo incentivar o uso do cinto de segurança. Já que pesquisa feita pela Artesp – veiculada na Gazeta na edição 9796, dos dias 22 e 23 de janeiro – apontou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. Na primeira fase da pesquisa, entre 1 e 7 de dezembro de 2014, foi aferido que 53% dos usuários do banco de trás não utilizam o cinto. Na segunda etapa, aplicada um mês após o início da campanha (entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro), o índice caiu para 48%.
Como funciona o simulador – Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem a noção da força causada pelo impacto de uma batida a baixa velocidade, ampliando a sua sensibilidade sobre a importância do uso do cinto. A utilização do equipamento é apenas uma das ações desenvolvidas na campanha, que visa alertar sobre a importância do uso do cinto, mesmo para os passageiros do banco traseiro. Há, ainda, material sendo veiculado em comerciais na televisão, nas rádios e na internet, além da distribuição de folhetos, faixas nas rodovias e mensagens nos painéis luminosos das rodovias.
(…)
Leia mais na edição nº 9830, dos dias 16 e 17 de abril 2015.