Temperaturas seguem altas, mas também há previsão de chuva até sexta

Diretor do Saaeb alerta para economia de água. Além de multas de fiscais, autarquia continua recebendo denúncias.

0
156
(Divulgação/Intermet)

A previsão para a semana é de chuva de terça (12) a sexta-feira (15), sendo que quarta (13), as chuvas podem ser mais intensas, e quinta (14) e sexta mais isoladas. A previsão é da Defesa Civil de Bebedouro, com base no Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê temperaturas até sexta, com máximas de 32°C a 35ºC.
A expectativa, segundo o Inmet, é de 200 mm de chuva até sexta, mas para a região, espera-se pelo menos ¼ disso, ou seja, 50 mm. A Defesa Civil ressalta que as chuvas em Bebedouro podem ocorrer de forma mais intensa em alguns pontos, não sendo descartadas ocorrências.
Apesar das possibilidades de chuva, a ordem para economia de água segue, segundo o diretor do Saaeb, Gilmar Feltrim.
“Estamos controlando os reservatórios, mas a situação não está boa. Alguns dias faltam água, em outros não… Entre quinta-feira e sábado, é quando ocorre o consumo mais elevado. São os dias de limpeza, de trocarem água das piscinas de edículas…”, analisa.
Para Feltrim, os horários de aplicação da medida de controle, das 13h às 17h e, da meia-noite às 5h, têm surtido efeito. “Já percebemos menos pessoas desperdiçando”.
E por falar em desperdício, desde o início da aplicação de multas (em 4 de fevereiro), seja por fiscais ou via WhatsApp, a soma chega a 30. Segundo Feltrim, não há concentração de fiscalização, mas também não é possível realizá-la em todos os pontos da cidade.
“Temos dois fiscais para a cidade toda, que também fazem a fiscalização de hidrômetros e já podem aplicar as multas. Então, se a população puder contribuir com denúncias, nós agradecemos”, ressalta o diretor.
A denúncia ao Saaeb para desperdício pode ser feita pelo número (17) 99178-9233. Sem chances de notificação, a multa é aplicada diretamente, no valor de R$ 100.

(…)

Leia mais na edição 10362, 12 e 13 de fevereiro de 2019.