Tempo deve continuar seco e umidade pode cair para 15%

0
475
Queimada - Mata às margens da rodovia Brigadeiro Faria Lima, próxima ao Horto Florestal, pega fogo. (Gazeta)

O mês de setembro em Bebedouro deve continuar sendo seco e com grandes variações na temperatura, com máximas chegando a 37ºC e mínimas caindo para a casa dos 13ºC nos próximos dias, de acordo com meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média histórica para o mês varia entre 15ºC e 25ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).
“A bolha de calor continua bloqueando as chuvas no norte paulista. São esperadas temperaturas amenas na madrugada, principalmente entre quarta e sexta, porém com altas temperaturas durante a tarde. O prognóstico causa preocupação porque não estão previstas chuvas significativas entre setembro e outubro no norte paulista”, informa Márcio Martins, observador meteorológico e presidente da Defesa Civil.
Segundo o Inmet, o percentual de umidade relativa do ar cairá para 20%, reduzindo a possibilidade de chuva. Porém, Bebedouro registrou no feriado prolongado, de 7 a 10 setembro, entre 14% e 15% a umidade relativa, segundo dados da Estação Experimental de Citricultura.
O Inmet explica que esta secuara é normal para o mês de setembro, por conta da aproximação do início da Primavera, que chega no dia 22.
As altas temperaturas, combinadas à baixa umidade do ar têm contribuído para queimadas irregulares. O Corpo de Bombeiros, com apoio de caminhão da Prefeitura, combateu incêndio às margens da rodovia Brigadeiro Faria Lima, próxima ao Horto Florestal. O subtenente do Corpo de Bombeiros, Mário Gomes, suspeita que alguém tenha ateado fogo intencionalmente. “Ainda não temos o tamanho da área total consumida pelo fogo, mas trata-se de uma área grande”, informa. As causas serão investigadas.
O subtenente informa ainda, que foram contabilizados 23 focos de incêncio, no final de semana.

Publicado na edição nº 10176, de 12 e 13 de setembro de 2017.