
É o lema do projeto que o município de Bálsamo realiza junto com sua Câmara Municipal, a promover educação política para os estudantes da cidade. O programa “Escola do Legislativo” divulga o Parlamento entre os alunos, fazendo com que eles conheçam o processo político, se interessem pela campanha eleitoral, pelas eleições, aprendam o que faz um vereador. Noções de uso de dinheiro do povo, participação da juventude junto à Edilidade, tudo contribui para resgatar o valor da educação cívico-patriótica na comunidade.
A Escola do Legislativo de Bálsamo é promovido pela Câmara Municipal, com o objetivo de aproximar o legislativo da comunidade e trabalhar para o fortalecimento da democracia por meio de projetos de educação política e de intensificação de mecanismos de participação popular. Há três campos de atuação: Capacitação Interna, voltado para os servidores públicos e vereadores, Projeto Ponte, para crianças de 3 anos até adolescentes de 17 anos, todos da Rede Pública Escolar e o Formação Cidadã, voltado para a população.
Cada projeto tem o seu conteúdo próprio, modelado de acordo com o público alvo e consubstanciado em cartilha de atividades, folder, gibis e exercícios lúdicos. O Projeto Ponte é uma fórmula continuada de alfabetização política para crianças e jovens e se desenvolve em quatro períodos: lúdico – fantoches I e II e Dedoches; Informativo, com cartilha de atividade I e II, Gibi I, II e III, Folheto, Produção Literária, Estudo da Constituição Federal e Palestras. O terceiro período é o Dinâmico, a envolver criação e desenvolvimento de material pelos alunos e o quarto período é o prático, com abordagem de processo eleitoral e capacitação. O destaque é para o programa “Jovem Vereador”.
Toda a Câmara se envolve para o bom andamento dos trabalhos, que envolvem até uma viagem cultural ao Museu Catavento, a culminar com sessão solene na Câmara, exposição dos trabalhos realizados no Projeto Produção Literária e posse dos jovens vereadores eleitos e premiação das classes classificadas na produção literária.
É um excelente exemplo que Bálsamo oferece aos demais municípios. Cada um dos 645 municípios paulistas poderia se destacar por um projeto criativo, engenhoso, audacioso e ambicioso, tudo para alavancar o ensino/aprendizado, pois a educação de qualidade é a única receita para resgatar o Brasil de seus males seculares.
Colaboração de: José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo.
Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.