Um bebedourense bom de dança

0
1135

Ainda pequeno, Anselmo Zolla assistia na TV às clássicas apresentações de balé, como “O Lago dos Cisnes” e “O Quebra Nozes”, e sonhava subir aos palcos e repetir aquelas coreografias que tanto lhe chamavam a atenção. Aos 13 anos, Zolla aprendeu em Bebedouro, os primeiros passos de balé com o professor Mauro Penna, falecido no domingo (8). Quatro anos depois, decidiu realmente se dedicar à dança, e partiu para São Paulo. A partir daí, a vida de Zolla não foi mais a mesma. Formado em Balé Clássico, Dança Moderna e Jazz, ele transmite seu conhecimento e forma talentos por todo o Brasil. E ele entende do assunto! Na Alemanha, conseguiu consolidar sua carreira como coreógrafo e também Diretor Artístico. Fundou sua própria Cia. e viajou com ela pelo mundo afora, passando pela Suíça, Itália, Bélgica e Holanda. Tantos convites de trabalho lhe fizeram voltar ao Brasil. Hoje, o bebedourense vive em São Paulo, ministra aulas em companhias de dança renomadas, ensina coreografias e atua como júri convidado pelo Brasil e também no exterior. E assim Zolla perpetua, à sua maneira, o profundo conhecimento adquirido junto ao sábio e inesquecível Mauro Penna.

Fazendo o que gosta – “A dança é uma profissão como qualquer outra, você tem que se dedicar, ralar, viver quase que 24 horas do dia, para ela”, diz Anselmo Zolla.

 

GB – Onde você nasceu? E quando?
Anselmo – Na Santa Casa de Bebedouro, no dia 6 de março de 1967.

GB – Antes de partir para São Paulo, em quais lugares morou?
Anselmo – Além de Bebedouro e São Paulo também morei em Ribeirão Preto.

GB – Onde estudou?
Anselmo – Estudei no Ginásio Paraíso Cavalcanti, no Stélio Machado Loureiro e na Abílio Manoel.

GB – Durante sua infância, o que costumava fazer?
Anselmo – Brincava muito na casa dos meus avós, perto da linha do trem, jogava vôlei na Feccib e participava muito do grupo espírita de Bebedouro.

GB – Quem são seus pais?
Anselmo – Meu pai é Owanildo Benedicto Zolla e minha mãe Neuza Marquez Zolla.

 

(…)
Leia mais na edição n° 9424, dos dias 14, 15 e 16 de julho de 2012.