Tempo seco deixa clima desértico em Bebedouro nesta quinta.
Alerta da Defesa Civil informando que ao menos nesta quinta-feira (7), Bebedouro terá clima comparado ao desértico. A umidade relativa do ar pode variar de 12% a 15%, durante a tarde.
O presidente da Defesa Civil, Márcio Martins, conta que em matéria da Folha de S. Paulo verifica-se estado de alerta sobre a capital nesta quinta-feira. Em contato com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), foi informado sobre a situação de Bebedouro: a umidade relativa do ar que no mês e agosto já esteve abaixo de 30%, hoje pode chegar perto de 10% na região.
“A causa é um bloqueio atmosférico sobre a região. Com a chegada de uma frente fria, essa troca de calor retira toda a umidade do ar”, explica Martins, que ainda completa, “não existe previsão de chuva para os próximos dias, apenas aumento dos ventos e da umidade do ar”. A frente fria também pode provocar temperaturas amenas, com as máximas ficando perto de 25°C na região.
É feita ainda, pela Defesa Civil, comparação com o deserto do Atacama (EUA), conhecido como o mais seco do mundo, que na quarta-feira (6), registrou 12%. Martins informa que com base no Inmet, a baixa da umidade de quinta-feira, entre 12% e 15% em Bebedouro, ocorre no período entre 14h e 16h. Dependendo do bairro ou do horário, o índice poderá estar abaixo desse patamar.
Com base ainda na previsão do Inmet, para Bebedouro, a variação de temperatura na quinta-feira é de 10°C a 30°C, entre manhã e tarde. Martins explica que, por conta de na região ser predominante o plantio de cana-de-açúcar, a sensação desértica é natural. “Caso tenha mais ventos, será possível a visualização de nuvens de poeira”, afirma.
Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), a umidade relativa do ar em 12% é considerada estado de emergência. As recomendações, ainda de acordo com Martins, é que sejam suspendidas atividades físicas ao ar livre, além de manter-se hidratado.