Vacinação de idosos acima de 90 anos começa segunda-feira (8)

1ª fase do Plano de Imunização se encerra, totalizando aplicação de 3.360 doses em profissionais de saúde.

0
63
Adesão – Antes das 8h, uma fila de profissionais liberais de saúde se formou na Emeb Stélio, onde foi instalado o ‘postão’ de vacinação contra a Covid-19. (Beatriz Fernandes)

Na quarta-feira (3), a Prefeitura de Bebedouro deu continuidade à vacinação de profissionais liberais de saúde e que atuam na rede privada. Uma nova fase se iniciará na segunda-feira (8), para idosos acima de 90 anos.
Psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, educadores físicos, farmacêuticos e demais trabalhadores da área receberam o imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan, na quarta (3). Foram disponibilizadas 950 doses, que começaram a ser aplicadas às 8h e seguiram até às 17h, no ‘postão’, instalado na Emeb Stélio Machado Loureiro.
Somente no período da manhã, mais de 400 pessoas foram vacinadas e outras 400 no período da tarde. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, as 150 doses restantes estão sendo aplicadas individualmente em profissionais que não puderam comparecer ao ‘postão’, nas datas e horários agendados.
“É fundamental que os profissionais levem consigo, o comprovante de vínculo empregatício, como carteira de trabalho ou holerite, além da carteira de classe. Para os autônomos, estamos aceitando como comprovante, o cadastro ativo de MEI (Micro Empreendedor Individual). Somente com apresentação destes documentos a vacina será aplicada”, destaca Teixeira.
A secretária de Saúde, Silvéria Larêdo, destaca que, até o momento, foram vacinados todos os profissionais da linha de frente, dos hospitais públicos e provados, das unidades básicas de saúde, dos departamentos municipais, dos laboratórios, funcionários do Cemitério Municipal e agentes funerários. Os idosos que residem em asilos também já estão protegidos. Com a mais recente etapa de vacinação, a cidade está concluindo a primeira fase do Plano de Imunização, vacinando todos os profissionais liberais, autônomos e que atuam na rede particular.
Bebedouro já recebeu, desde 20 de janeiro, 2.310 doses da CoronaVac, divididas em dois lotes (1.360 + 950) e 1.050 doses da vacina da Fiocruz, totalizando 3.360 doses recebidas.
A segunda fase do plano de imunização começará na segunda (8), com vacinação dos idosos acima de 90 anos, das 8h às 14h. 480 doses destinadas a este público já chegaram à cidade e estão reservadas para atendê-los.
Intercorrências – Durante a campanha de aplicação das vacinas no ‘postão’, alguns educadores físicos do serviço público e particular criaram tumulto ao serem impedidos de se vacinar, por não apresentarem comprovante de vínculo empregatício. “O protocolo deve ser seguido à risca, com toda documentação necessária para que as doses sejam aplicadas. Felizmente, o problema foi rapidamente resolvido, todos comprovaram seu vínculo de trabalho e já foram vacinados”, diz Teixeira.
Em nome do Departamento de Esportes, o diretor da pasta, Lúcio Mauro dos Santos, afirma que o DME recebeu orientações da Vigilância Epidemiológica sobre a possibilidade de vacinação de educadores físicos e esta orientação foi transmitida aos funcionários. “Acreditamos que a prioridade de vacinação deve ser dos profissionais da linha de frente, por isso, os educadores físicos do departamento buscaram se vacinar junto aos profissionais liberais. No momento, as atividades do DME estão suspensas, mas com a vacinação dos nossos funcionários, já iniciamos o planejamento para que as atividades retornem na primeira semana de março”, garante Santos, lamentando por possíveis intercorrências envolvendo servidores do departamento.
Segunda fase do Plano de Imunização
Seguindo cronograma do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de SP, na segunda-feira (8), começa a vacinação em idosos com idade igual ou superior a 90 anos. As doses serão aplicadas no sistema drive-thru, em residências e nas unidades de saúde dos bairros, em dias específicos.
“Recebemos 480 doses da CoronaVac destinadas ao primeiro público a ser vacinado na segunda fase. Nossa campanha de imunização está avançada e estamos muito satisfeitos com seu andamento”, comemora Larêdo.
Nas próximas semanas, a vacinação de idosos seguirá por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Durante esta fase, todas as segundas-feiras será realizada a imunização no sistema drive-thru, começando por esta segunda (8). Às terças-feiras, as vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde e, às quartas-feiras, receberão as doses em domicílio, aqueles que estão acamados.
“Nesta etapa, vacinaremos também os cuidadores de idosos profissionais. Não será permitida a imunização de familiares que cuidem destes idosos”, informa Larêdo, acrescentando que será exigido vínculo empregatício destes cuidadores: “Quem for registrado, pode apresentar a carteira de trabalho assinada, mas quem não for, deverá solicitar formulário nas ESFs e na Vigilância Epidemiológica, que deverá ser assinado pelo empregador e ter firma reconhecida em cartório”. Segundo a secretária, o processo burocrático é exigido para evitar irregularidades.

Publicado na edição 10.552 de 6 a 9 de fevereiro de 2021.