A Prefeitura que virou corretora de imóveis

0
378

Para acertar o descontrole financeiro e escapar de sanções da LRF, Italiano coloca à venda, o patrimônio público.

Os quatro anos de gestão do prefeito João Batista Bianchini (PTB), o Italiano foram de fartura em festas para todos os gostos e gastos. Aconteceram desfiles de escolas de samba, shows gratuitos e Festas da Laranja.
Passada a ressaca, percebe-se que Italiano não fez qualquer ato para reduzir as despesas. Não cortou cargos de confiança, não reduziu salários de assessores e nem diminuiu despesas com viagens ou ligações telefônicas.
Mesmo com alta dependência de recursos externos para fazer qualquer investimento em infraestrutura na cidade, o prefeito não implantou programas de combate a sonegação fiscal ou tentou aumentar a arrecadação.
Portanto, ver a Prefeitura atolada em dívidas, com atraso inédito de doze meses no pagamento dos fornecedores, só é surpresa para quem acabou de se mudar para a cidade.
É lógico que o prefeito vai alegar que recebeu do Governo Hélio Bastos (PDT) a dívida de R$ 27 milhões. Não é mentira, mas é verdade que foram insignificantes os atos de Italiano para quitar este débito. Matematicamente, o que se percebeu foi a evolução gradual da dívida.
Enquanto a lógica em Administração Pública prega austeridade na gestão financeira, o atual Governo apostou na gastança desenfreada, como se por milagre imaginasse ter descoberto poços de petróleo em solo bebedourense. E com os royalties do outro negro seriam pagas todas as dívidas.
Por isto, não dá para aceitar a venda de terrenos públicos a preços de banana só para acertar o caixa da má gestão deste prefeito. Como se fosse uma pessoa com cheque estourado que vende o que tem para saldar o débito, Italiano faz liquidação de áreas públicas como se fossem apenas dele.
Pra variar poucos vereadores acordaram para evitar esta dilapidação do patrimônio público a preço de ocasião.
Estão a venda terrenos que poderiam servir para abrigar novos prédios dos Deptos de Educação e de Trânsito, que gastam com aluguel, por exemplo. Ou estes mesmos terrenos poderiam ser oferecidos para empresas fortes interessadas em se instalar na cidade.
Por causa do descontrole financeiro, Italiano merece ser punido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Do jeito que faz, quem paga a conta são todos os contribuintes que nunca foram consultados sobre a conveniência econômica de fazer tanta festa.

 

Publicado na edição n° 9484, dos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2012.