
Estamos a seis rodadas do final do Campeonato Brasileiro de 2014, e parece que o único time que ainda pode incomodar o Cruzeiro, que busca o bicampeonato, é o São Paulo. A larga vantagem que o time mineiro tinha esvaiu-se, e ele está a somente 5 pontos do Tricolor paulista, que mantendo uma boa regularidade vem na cola do líder, que se tropeçar, pode ver o sonho do título ir por água abaixo. A briga está boa na parte de cima da tabela, e cinco times disputam duas vagas para a Libertadores (considerando que Cruzeiro e São Paulo já estão garantidos no torneio sul americano do ano que vem).
Internacional, com 56 pontos e Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro e Corinthians com 54, travam duelos à parte em busca da Libertadores. E esses cinco times têm algo em comum, a irregularidade. Todos vencem jogos difíceis e perdem jogos aparentemente fáceis, principalmente o Corinthians, que traz consigo a triste imagem de ser o Robin Hood do campeonato, uma vez que tira pontos dos grandes e consegue tropeços patéticos diante dos ameaçados de rebaixamento. Não fosse essa tremenda inconstância do Timão, certamente a equipe estaria brigando forte pelo título. E se não abrir os olhos, igualmente não conseguirá ir para a Libertadores no ano que vem, fato que gerará imenso prejuízo financeiro ao clube.
De outro lado, o Palmeiras está cada vez mais garantido na séria A do Brasileirão no ano que vem. A vitória em cima do Bahia, fora de casa, no último domingo, praticamente assegurou o time na primeira divisão, sendo que dos 18 pontos faltantes, caso o Verde consiga ao menos mais uma vitória, já não correrá mais risco de degola.
O Santos, por sua vez, está estacionado no meio da tabela, sem pretensões de Libertadores via campeonato brasileiro e sem qualquer risco de queda. Com isso, poderá focar no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro. A vitória cruzeirense por 1×0 na partida de ida garantiu uma vantagem mínima aos mineiros, vantagem essa que poderá facilmente ser revertida pelo Peixe, caso os meninos da Vila consigam uma boa apresentação contra o líder do Brasileirão. Aposto que será um jogo muito movimentado e emocionante, com o Santos indo para cima em virtude da necessidade de vitória. Com isso, se sobrar espaços, o Cruzeiro também pode liquidar a fatura pois possui um trio de atacantes muito habilidosos e velozes, que podem em um contra-ataque terminar com o sonho santista de ser campeão da Copa do Brasil.
Claro que não podemos esquecer da outra semifinal da Copa, oportunidade em que o Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 2×0, no Maracanã, e agora joga todas as suas fichas no jogo da volta, no estádio Independência, onde o Galo é forte e brigador.
As coisas estão se afunilando…
Publicado na edição nº 9767, dos dias 4 e 5 de novembro de 2014.