Que vergonha!!

0
1420

O que será que está acontecendo com a seleção brasileira de futebol? Será que acabaram as esperanças? A derrota para o Peru, na última rodada da Copa América e que rendeu a eliminação da seleção ainda na primeira fase, era o que faltava para enterrar de vez a vontade dos torcedores em acompanhar os jogos. Ao menos para este que vos escreve.
A seleção tem feito jogos horrorosos, e aqueles que vibraram com a vitória sobre o Haiti, certamente não entendem nada de futebol, ou ao menos não acompanham a realidade do futebol mundial.
Obviamente que o técnico Dunga tem culpa em tudo isso, mas não é só ele. Será que colocar Tite em seu lugar seria proveitoso para a seleção? Acho que em um primeiro momento poderia gerar um impacto positivo, mas Tite é um treinador de convivência com os jogadores, e não pontual. Seu trabalho até poderia gerar frutos a longo prazo, mas colocá-lo como treinador para apagar incêndios não é seu perfil. Mas, de todo modo, acho que é necessário uma imediata reforma na comissão técnica da seleção, a começar por Dunga e Gilmar Rinaldi.
A participação da seleção nessa Copa América foi patética. Não conseguiu marcar gols nem no Equador nem no Peru. Aliás, tomou um gol legal do Equador que foi equivocadamente anulado pelo juiz. E Dunga vem reclamar do gol de Peru, esquecendo-se que somente não perdeu para o Equador porque o juiz colaborou. No final das contas é melhor assim, porque certamente o time iria passar ainda mais vergonha caso avançasse de fase.
Confesso que estou pessimista com relação ao futuro da seleção. Tenho até mesmo dúvidas se a seleção vai se classificar para a próxima Copa do Mundo. Atualmente o Brasil ocupa o sexto lugar da classificação geral, e se a Copa fosse hoje, estaria fora do mundial. As eliminatórias estão sendo lideradas pelo Uruguai, seguido de Equador, Argentina, Chile e Colômbia.
Às vezes fico na dúvida se devo torcer contra, no sentido do Brasil não se classificar para a próxima Copa do Mundo, mas ao mesmo tempo não consigo imaginar um mundial sem a presença da nossa seleção. A não classificação do Brasil seria muito bom para que ocorresse mudanças drásticas e profundas na CBF, considerando que desde o vexame do 7×1 para a Alemanha, nada foi feito para efetivas mudanças. Os empresários continuam os mesmos e a corja de diretores que só pensa em dinheiro continua a mesma. Depois da Copa do Mundo no Brasil, já era para ter havido mudanças, a começar da comissão técnica. Somente colocaram Dunga como treinador porque ele é marrento e todos tinham a certeza que ele aguentaria as porradas que viriam, como de fato vieram, de todos os lados depois da fatídica derrota para os alemães.
Que fase que estamos passando, e tudo isso às beiras de uma Olimpíada no Brasil. O ouro olímpico no futebol é questão de honra, e no final das contas só espero que depois de tudo, não passemos vergonha também nos jogos olímpicos, porque aí, com certeza, seremos novamente motivo de chacotas, e os jogos passariam a se chamar Olimpiadas, e não Olimpíadas.

Publicado na edição nº 9997, de 14 e 15 de junho de 2016.