As novelas estão vivas sim. Os números provam

0
68
Sucesso – Atualmente no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, trama protagonizada por Sérgio Guizé e Débora Nascimento é mais vista que novelas da faixa mais nobre. (Reprodução/internet)

O Brasil é o país da telenovela. Certamente você já ouviu essa frase em algum momento da sua vida, assim como já escutou também que somos apaixonados por Carnaval e Futebol. Essa expressão, no entanto, não se deixou envelhecer pelo constante aumento do consumo de séries em plataformas streaming como a Netflix e a Amazon Prime, por exemplo.
Prova concreta disso está, curiosamente, estampada nos canais fechados e não nas emissoras abertas como Globo, RecordTV e SBT. Isso porque durante o mês de junho o Painel Nacional de Televisão, o PNT, registrou empate técnico entre o Canal Viva e a GloboNews no número de audiência, ambos aparecem com 0,28 ponto. Mas, quando se trata do número de televisores ligados, o Viva sai na frente com 0,75 de share, enquanto o canal de notícias da Globo aparece com 0,74%.
Isso constata que mesmo em época de pandemia, quando os canais de notícias são bastante consumidos, um canal que vive de apresentar reprises da Globo detém maior audiência. Esses dados do PNT foram publicados pelo UOL, através do colunista Fernando Oliveira, no começo de julho. Portanto, chegamos à conclusão que o Viva é o canal pago mais assistido no Brasil.
Outra prova de que isso é verdade, são os altos números conquistados pelas atuais novelas no ar lá no canal pago. Normalmente, já era costume, que todo domingo há, a partir das 19h, uma maratona da novela que é exibida às 23h, atualmente ‘O Clone’, de Glória Perez. No entanto, à 0h está acontecendo a reprise de ‘Chocolate Com Pimenta’, de Walcyr Carrasco, exibida originalmente em 2003 e que já teve dois repetecos na Globo (2006 e 2012). Eis que em sua quarta exibição, ‘Chocolate’ é líder de audiência no canal e na TV paga e ganhou maratona também aos domingos, a partir das 14h. Essa novidade chegou para o telespectador no domingo (2).
Ainda no Viva, a reprise de ‘Brega e Chique’ também é líder no seu horário. Mas, quando saímos do universo pago, na televisão aberta, a surpresa é ainda maior, principalmente porque é onde tem mais televisores ligados. A atual trama em cartaz no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, nas tardes da Globo é ‘Êta Mundo Bom’, também de Carrasco e está atingindo altos picos de audiência.
No capítulo exibido em 30 de julho, a trama de Candinho atingiu 25,3 pontos na grande São Paulo, superando o número atingido pelo último capítulo de ‘Avenida Brasil’, reprise anterior na faixa. É importante dizer também que dificilmente a trama protagonizada por Sérgio Guizé atinge menos de 20 pontos, o que é fenômeno para o horário. Aliás, essa trama já é considerada a mais assistida da sessão em anos, além de sempre ganhar de ‘Malhação’ e ‘Novo Mundo’, que são exibidas na sequência, num horário em que as pessoas estão mais em casa.
Finalizando a teoria de que o brasileiro ainda gosta de novelas, a atual trama exibida às 19h na Globo é ‘Totalmente Demais’ que quase sempre está acima dos 30 pontos e durante o mês de julho, ficou por quatro dias seguidos vencendo o Jornal Nacional e encostando na audiência da novela das 21h. Por se tratar de uma reprise, a trama protagonizada por Marina Ruy Barbosa se destaca e, por vezes, supera a audiência de sua exibição original, em 2015.
Isso só comprova a força das novelas e o quanto esse gênero ainda é querido pelo público brasileiro. Podem vir as séries, pode crescer o streaming, mas as novelas estarão sempre na alma do brasileiro. Aliás, falando em streaming, o Globoplay aumentou seu número de assinaturas desde que começaram a ser adicionados no catálogo, títulos de novas clássicas.

 

Publicado na edição nº 10508, de 8 a 11 de agosto de 2020.