Bebedouro anuncia vacinação de pessoas com 30 e 31 anos

Governador de SP quer vacinar toda população adulta do estado com 1ª dose, até 16 de agosto.

0
727
(Reprodução/Governo de SP)

A Prefeitura de Bebedouro divulgou, nesta quarta-feira (28), a vacinação de pessoas com idades entre 30 e 31 anos. Com aplicação da 1º dose contra Covid-19 suspensa há uma semana – por atraso no repasse de vacinas pelo Governo – a nova faixa etária recebe o imunizante na quinta (29), das 16h às 20h, encerrando ciclo vacinal junto ao calendário estadual.

Maiara Seleghini (Arquivo Pessoal)

Para a administradora Maiara Seleghini, 30, ter a certeza de que chegou a hora de receber a vacina, é um misto de ansiedade, espera e expectativa. “Na semana passada, já estava ansiosa com o anúncio de diferentes idades. Quando chegou quinta-feira (22) e parou, fiquei mais ainda. Hoje, quando divulgaram o calendário, a sensação foi de alívio.”, relembra.

“Sabemos que não é a cura, mas é a esperança de que logo, aos poucos, tudo começará a melhorar.  Nos últimos meses, nossas vidas viraram de cabeça para baixo e foi preciso se adaptar. Vacinar-se é a esperança de fazer planos novamente”, completa Seleghini.

A aplicação do imunizante é realizada no barracão de festas da Feccib velha. É preciso preencher cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br ou retirar formulário no posto de saúde mais próximo e levá-lo junto do RG e CPF.

A vacinação da segunda dose continua de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no mesmo local. Para completar a imunização, basta levar o cartão recebido na aplicação da primeira dose, obedecendo a data registrada no cartão de retorno, mais RG e CPF.

Antecipação

Também nesta quarta, o Governador João Dória anunciou, em coletiva de imprensa, que a vacinação de adultos em todo o estado de São Paulo será finalizada no dia 16 de agosto. Até a data, toda população com mais de 18 anos já deverá ter recebido ao menos a primeira dose.

Ainda de acordo com o Governador, adolescentes com idade entre 12 e 17 anos irão começar vacinar-se no dia 18 de agosto, priorizando aqueles com comorbidades.

Atualização da pandemia

Bebedouro registrou 78 novos casos positivos de Covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (28). Com o acréscimo, o número de contaminados desde o começo da pandemia subiu para 11.617.

O óbito de um paciente de 36 anos também foi adicionado ao boletim. Internado na rede particular de saúde era portador de esclerose tuberosa, doença que potencializa o crescimento de tumores benignos em diversos órgãos do corpo. Em 16 meses, Bebedouro já registou 307 vítimas fatais da Covid-19.

O número de internações na UTI do Hospital Estadual voltou a subir. Na tarde desta terça, 90% dos leitos destinados para casos graves estavam ocupados. Na rede particular, a ocupação estava em 40%. Não havia internados graves na rede municipal.

Oito bebedourenses estavam internados em UTIs de hospitais da região, sendo cinco deles no Hospital Nossa Senhora, dois no AME – ambos em Barretos – e um no Hospital José Venâncio, em Colina.

Outros 33 pacientes recebem atendimento em enfermarias, sendo 18 no Hospital Estadual, 10 na rede particular e 5 no Hospital Municipal.