
Na quinta-feira (30 de abril), Bebedouro registrava 26 pacientes com diagnóstico positivo do novo coronavírus, sendo nove moradores da microrregião, de acordo com boletim diário da Vigilância Epidemiológica municipal. Na segunda (27 de abril), o número estava em 18, mas aumentou oito casos, saltando para 26 em três dias.
Dentre os 26 casos positivos, oito já estão recuperados. Subiram para 122 os pacientes com diagnóstico descartado do vírus, cerca de 80% do total de 153 notificações, registradas desde as primeiras coletas de exames em 17 de março. Ainda de acordo com o boletim, cinco suspeitos aguardam resultados de exames.
Dois pacientes seguem internados em estado grave no Hospital Unimed, sendo um profissional da Saúde e um empresário da cidade. Não há internações nas enfermarias do Hospital Municipal e Unimed.
Os dados apresentados referem-se ao levantamento realizado até 13h de quinta (30 de abril).
Isolamento social
No domingo (26 de abril), Bebedouro alcançou a média ideal de isolamento apontada pela Secretaria de Saúde do Estado de SP, com índice de 70%, ocupando o 1º lugar no ranking do estado. Nos dias seguintes, o índice baixou, mas a cidade segue entre os 20 municípios mais bem colocados.
O levantamento do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente) é viabilizado através de acordo com as quatro principais operadoras de telefonia móvel e contabiliza as cidades paulistas com população acima de 70 mil habitantes.
Na segunda-feira (27 de abril), o índice baixou para 56% e na terça (28 de abril), caiu mais um ponto, passando para 55%, ocupando a 13ª posição no ranking, onde permanece. Na quarta-feira (29 de abril), última data contabilizada pelo Simi-SP, até o fechamento desta edição, o índice permanecia em 55%.
No comparativo com outras seis cidades da região, Bebedouro segue com maiores índices. Em Sertãozinho, entre segunda e quarta-feira (27 a 29 de abril), o índice variou entre 47% e 48%. Barretos teve variação nos três dias, de 46% para 45%. Em Jaboticabal, passou de 46% na segunda (27 de abril), para 45% na quarta (29 de abril). Matão manteve-se em 43% nos três dias analisados. Já São José do Rio Preto e Ribeirão Preto variaram entre 41% e 40%.
Feira Drive Thru
Acontece neste domingo (3), a 3ª edição na Feira Drive Thru, projeto inovador no estado de São Paulo, das 6h às 12h, no Sambódromo Municipal, anexo ao Parque da Família, onde haverá transmissão ao vivo, em comemoração ao aniversário de 136 anos de Bebedouro.
Com a feira, a população tem acesso a produtos alimentícios e hortifruti, sem sair de seu veículo, mantendo o isolamento social e a segurança tanto de feirantes como dos consumidores. Na entrada do recinto, cada veículo passa por um arco de higienização e desinfecção. Condutores e passageiros têm sua temperatura aferida e recebem máscaras descartáveis antes de iniciarem suas compras.
O primeiro dia de feira foi realizado em 18 de abril, tendo sequência no domingo seguinte (26 de abril), com adesão de 50% mais feirantes e consumidores.
Com a feira, Bebedouro foi destaque no Governo do Estado de São Paulo, que utilizou-se deste modelo de iniciativa de sucesso para replicá-lo, por promover a economia, mantendo as medidas de isolamento adotadas pelo estado.
Transporte coletivo
Na segunda-feira (27 de abril), foi assinado pelo prefeito, o decreto nº 14.090, estabelecendo novas medidas preventivas relacionadas ao transporte coletivo de passageiros, que a partir de terça-feira (28 de abril), ficou autorizado que os ônibus voltassem a circular, atendendo menos linhas e em horário reduzido, das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira, e das 6h às 14h, aos sábados. O transporte deixa de funcionar aos domingos e feriados.
Para utilizarem-se do transporte coletivo, é obrigatório que os passageiros utilizem máscaras de proteção respiratória, descartáveis ou laváveis. Motoristas e cobradores que trabalham também estão obrigados fazer uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). Fica proibido o transporte de crianças e idosos. Para reforçar a higienização, cada veículo deve possui álcool em gel à disposição dos usuários.
Publicado na edição nº 10482, de 1º a 5 de maio de 2020.