Bebedouro imunizará idosos de 68 anos apenas na terça-feira (6)

Na segunda (5), vacinam-se idosos de 74 a 76 anos que receberam a primeira dose, na segunda quinzena de março.

0
127
Imunização - Mesmo com antecipação do governo estadual, Bebedouro vacinará os idosos de 68 anos apenas quatro dias depois.

Na próxima semana, Bebedouro inicia a vacinação para as pessoas de 68 anos e a segunda dose nos idosos de 74 a 76 anos. A divisão da vacinação por faixa etária na segunda e terça-feira (5 e 6), acontece para reduzir a aglomeração de veículos e agilizar o processo de atendimento e imunização por drive-thru, no Sambódromo, das 8h às 11h.

Na segunda (5), vacinam-se idosos de 74 a 76 anos que receberam a primeira dose, na segunda quinzena de março. Já na terça (6), são aqueles com 68 anos, contrariando a orientação do Governo do Estado de São Paulo que antecipou a vacinação deste público para o feriado de sexta-feira (2 de abril), Paixão de Cristo.

“Optamos pela terça-feira (6), porque nossas doses ainda não chegaram, além disso, a partir de agora, com grupos mais volumosos, a apresentação do formulário será obrigatória para diminuir as filas e o tempo de espera”, afirmou a secretária da pasta, Silvéria Larêdo, na quarta (31 de março), referindo ao fechamento das unidades de saúde, de quinta-feira (1º de abril) a domingo (4), por ponto facultativo municipal. “Os idosos devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, apresentar o cartão do SUS e o CPF para retirar o formulário”.

Em tempos de Covid, não há justificativa para UBSs ficarem fechadas quatro dias seguidos.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, Bebedouro receberia 600 doses a serem destinadas à faixa etária de 68 anos.

Larêdo avisa que os idosos de 74 a 76 anos que receberão a segunda dose devem apresentar a carteirinha Covid. “Para a segunda dose é imprescindível a apresentação desta carteirinha que consta a primeira dose que o idoso recebeu. Não podemos vacinar ninguém que não apresente a sua, porque como existem dois laboratórios, temos que confirmar qual é”.

“Temos doses suficientes para todos e não será necessário esperar na fila. Começaremos às 8h e vacinaremos até o último veículo, mesmo que ultrapasse 11h, conforme anunciamos, mas a imunização está fluindo com organização e rapidez. Nas semanas anteriores, a fila terminou antes mesmo do horário previsto”, avalia a secretária.

Segurança Pública

Na segunda-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde dará continuidade à vacinação de bombeiros, guardas municipais e policiais civis. “Vacinaremos este público em seus locais de trabalho, mas já imunizamos os bombeiros da Unidade de Resgate. Já os policiais militares, da base do município, serão vacinados em Barretos, no 33º Batalhão”, explica Silvéria.

A vacinação deste público segue determinação da Secretaria Estadual de Segurança Pública que elaborou ações específicas e postos em unidades da Polícia Militar no Estado, contribuindo para reduzir o número de pessoas nos postos públicos de saúde, para evitar aglomerações.

Professores e demais funcionários de escolas municipais, estaduais e particulares, a partir de 47 anos, começarão a ser imunizados em 12 de abril.

Mais imunizados

Bebedouro imunizou, em quatro dias consecutivos, os idosos de 71 a 69 anos, com a divisão da vacinação por faixa etária entre sábado (27 de março) e quarta-feira (31 de março), no Sambódromo Municipal, no período da manhã, para evitar fila de veículos.

A campanha iniciou-se no sábado (27), com aplicação de 740 vacinas em idosos de 71 anos e antecipação de algumas doses, para aquelas pessoas de 70 e 69 anos, que atenderam ao chamado da Secretaria de Saúde no mesmo dia.

Na segunda-feira (29 de março), os profissionais de saúde atenderam pelo sistema drive-thru, 460 idosos de 70 anos, com a primeira dose da CoronaVac.

Já na terça-feira (30 de março), foi a vez dos idosos de 77 a 79 anos, que receberam a primeira dose no dia 8 de março, receberem a segunda dose, totalizando 400 idosos. Na quarta-feira (31 de março), a Saúde aplicou 300 doses de CoronaVac nos idosos de 69 anos, também no Sambódromo Municipal.

Quem não conseguiu comparecer ao Sambódromo, nestes quatro dias, deve procurar os postos de saúde mais próximos, a partir de segunda-feira (5 de abril).

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, Bebedouro aplicou 15.860 doses, sendo que 11.135 pessoas receberam a primeira dose (14,25% da população) e 4.725 pessoas já foram imunizadas com as duas doses (5,70%), quase o dobro da média das cidades brasileiras, que imunizaram apenas 8,32% e 2,4% da população, respectivamente.

Dados da Fundação Seade, divulgados em 2020, apresentam o índice populacional com 60 anos ou mais em Bebedouro da ordem de 18,6%. O percentual de idosos de Bebedouro é superior à média da região administrativa de Barretos (16,39%) e à do Estado de São Paulo, que é de 14,36% da população.

No ano passado, Bebedouro tinha 4.250 idosos de 60 a 64 anos; 3.388, de 65 a 69 anos; 2.594, de 70 a 74 anos; 3.569 idosos com 75 anos ou mais, totalizando 13.801 idosos, de acordo com levantamento de 2020, da Fundação Seade.

Publicado na edição 10.567, de 2 a 6 de abril de 2021.