Bebedouro inicia semana, imunizando população com 29 e 28 anos

Na segunda-feira (2), jovem que passou por intubação recebe vacina: “É gratificante. Não tem como não se emocionar”.

0
892
Avançando – No início desta semana, aproximadamente 2 mil moradores de Bebedouro foram imunizados contra Covid.

“Hoje, estou aqui para contar a minha história e dizer para se cuidarem e prevenirem, porque é algo que não tem como explicar. A doença tira até o seu direito de ser velado. É triste. Graças a Deus e aos médicos que cuidaram muito bem de mim, tive uma segunda chance”, afirma emocionada Jennifer Pereira Marques, 29, ao receber a primeira dose da vacina contra Covid, na noite de segunda-feira (2).

Segunda chance – Emocionada, Jennifer Pereira Marques recebe a primeira dose da vacina contra Covid, após passar 14 dias entubada. (Gazeta de Bebedouro)

 

Jennifer conta que passou 14 dias entubada, lutando diariamente pela vida. “Sempre me preveni, me cuidei e usei máscara. Meu esposo contraiu o vírus primeiro e acabei me contaminando. Até então, achei que fosse apenas o cansaço do trabalho, mas piorava, dia após dia… Não me alimentava, tinha febre, dor de cabeça e no corpo”, conta, tendo passado por atendimento médico no Gripário Municipal por cinco dias consecutivos. “Meus dedos começaram a ficar roxos, assim como minha boca. Corri para o hospital, me colocaram no oxigênio e passei a noite na sala amarela da UPA 24h. No dia seguinte, devido à gravidade do meu quadro, fui transferida para o Hospital Estadual de Bebedouro”.

De acordo com Marques, “foi uma luta e mesmo em coma induzido, ouvia tudo o que ocorria em minha volta. As enfermeiras e minha família conversando comigo, através das chamadas de vídeo. Tive que reaprender a falar, porque perdi a voz, assim como andar e mexer os braços, pois também perdi a coordenação motora. Agradeço a toda equipe do Hospital Estadual que cuidou de mim. Não tem como não se emocionar ao lembrar. É uma doença que tira tudo de você”, enfatiza.

Semana de vacinação

Em Bebedouro, a semana começou com vacinação para população com 29 anos ou mais. Na terça (3), foi a vez dos 28 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, 940 pessoas foram vacinadas na segunda (2). Outras mil vacinações eram esperadas para terça (3), porém, até o fechamento desta edição, a vacinação não havia se encerrado.

Até o momento, 47.108 moradores de Bebedouro já receberam a 1ª dose da vacina contra Covid-19, o correspondente a 60,74% da população. Já com as duas doses foram 19.430 habitantes, correspondente a 25,05% dos bebedourenses com cronograma vacinal completo.

Para os próximos dias, ainda não há previsão de novos públicos. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, o envio de lotes de imunizantes pelo Estado é aguardado ainda esta semana, porém, ainda sem data.

2º dose

Na quinta-feira (5) e sexta-feira (6), pessoas com 62 e 61 anos, respectivamente, recebem a 2ª dose da vacina, das 8h às 12h, na Feccib velha. Na segunda-feira (9), a faixa etária de 60 anos completa a imunização. Também está prevista a cobertura vacinal para as pessoas de 37 anos, na mesma data.

“Ainda não temos previsão, mas estamos nos organizando para a realização do ‘Dia D’ para os faltosos”, ressalta a coordenadora Thais Teixeira.

Moradores em situação de rua

De acordo com Teixeira, “grande parte dos moradores em situação de rua já foram vacinados, porque o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), onde são atendidos, os trouxeram para receber a vacina, de acordo com a faixa etária de cada um deles. Entretanto, estamos aguardando a chegada da vacina da Janssen para, junto ao Centro de Assistência, sabermos quantos ainda não se vacinaram”, explica.

Publicado na edição 10.598, de quarta, quinta e sexta-feira, 4, 5 e 6 de agosto de 2021.