Bebedouro já vacinou 48% da população com 1ª dose contra Covid

Em dois dias, pessoas de 39 e 38 anos recebem o imunizante. 2ª dose está sendo aplicada durante toda a semana.

0
31
(Fonte: Prefeitura Municipal de Bebedouro/ Até 12 de julho de 2021)

Bebedouro já aplicou 51.843 doses da vacina contra Covid-19, aponta levantamento da Vigilância Epidemiológica, divulgado na segunda-feira (12). Até o momento, foram vacinados moradores da cidade com idade acima de 40 anos, idosos, profissionais de saúde e de educação, grávidas, puérperas, lactantes, pessoas com comorbidades e doenças crônicas.

Deste total, 37.353 pessoas já receberam a 1ª dose dos imunizantes, o que corresponde a 48,16% da população total do município.

Outros 12.995 receberam também a 2ª dose (16,75%) e 1.495 foram imunizados com vacinas de dose única, no caso, a Janssen (1,92%). Considerando aqueles que possuem esquema vacinal completo, ou seja, que já receberam as duas doses ou dose única, são 14.490 pessoas, correspondendo a 18,68% dos moradores da cidade.

Dando sequência à vacinação

A Prefeitura de Bebedouro anunciou que nesta semana, vacinará pessoas de 39 e 38 anos, na quarta e quinta-feira (14 e 15), respectivamente, das 16h às 20h, no barracão da Feccib. É aguardado o envio de mil doses para cada um destes grupos, segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Thais Teixeira.

A justificativa para que a vacinação ocorra a partir das 16h, é que as doses serão recebidas pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica), na regional de Barretos, e entregues às equipes de Vigilância, apenas no período da tarde.

Está prevista a vacinação de pessoas de 37 anos na sexta-feira (16), dependendo do envio de vacinas pelo Governo do Estado, o que, de acordo com a coordenadora, costuma acontecer com somente um dia de antecedência, Bebedouro aguarda para oficializar o anúncio.

Desde segunda-feira (12), Bebedouro está aplicando a 2ª dose da AstraZeneca em pessoas que receberam a 1ª dose do imunizante na segunda semana de abril, em sua maioria, idosos próximos da casa dos 70 anos. Homens e mulheres acima de 45 anos, vacinados há cerca de três semanas com a CoronaVac, também podem receber a 2ª dose.

Todos devem procurar a sala fixa de vacina, na Feccib, até sexta-feira (16), das 8h às 12h, desde que obedeçam a data indicada em seu comprovante da 1ª dose e estejam munidos de CPF, RG e o próprio comprovante da vacina. “Já vacinamos cerca de 600 pessoas na segunda (12), outras 300 na terça (13) e uma média de 500 são esperadas por dia, até o fim desta semana”, analisa Teixeira.

Na próxima semana, o mesmo modelo de aplicação de 2ª dose, de segunda a sexta-feira, também deve ser adotado: “Teremos grupos maiores, com mais de uma faixa etária por dia, por isso, optamos por manter a aplicação da 2ª dose em toda a semana. Orientamos que cada um busque se vacinar no dia exato indicado na carteirinha, porém, caso alguém não consiga ir na segunda-feira, por exemplo, mas possa ir na quarta, estaremos atendendo. O importante é não deixar de se vacinar. A 2ª dose é ainda mais importante que a 1ª. Sem ela, a imunização não é completa”, destaca Teixeira.

A secretária de Saúde, Silvéria Larêdo, diz que os casos de pessoas escolhendo qual vacina tomar continua ocorrendo e a Prefeitura pensa em formas de coibir a prática: “As pessoas vêm até aqui e perguntam qual a vacina que está sendo aplicada Dependendo de qual seja, desiste de tomar. Em alguns municípios, quem faz isso vai para o fim da fila ou assina termo de recusa e, futuramente, poderá não ter direito a outro imunizante. Estamos pensando a respeito e, se preciso for, vamos inserir estas medidas em Bebedouro. Além de antiético, é anti-humanitário”, afirma Larêdo.

Contra Influenza

Com duas mil doses aplicadas em um dia, Bebedouro deu início à vacinação contra Influenza, em grupos não prioritários, seguindo determinação da Secretaria de Saúde do Estado e também do Ministério da Saúde.

“Quando a campanha foi aberta para todos, a orientação que nos foi dada é para que usássemos os estoques de vacinas que tínhamos na cidade. Em Bebedouro, tínhamos cerca de 2 mil doses, que foram aplicadas logo na segunda-feira (12), nas 17 unidades de saúde espalhadas pela cidade. Logo fizemos pedido de mais doses ao Estado, que devem estar disponíveis nos postos a partir da manhã de quarta (14)”, afirma Teixeira.

Segundo a coordenadora, as mil doses encaminhadas pelo Governo Estadual também serão distribuídas proporcionalmente às 17 UBSs, por isso, alerta: “Aqueles que desejam se vacinar, devem buscar as unidades de saúde o mais rápido possível. A campanha se manterá aberta somente enquanto durarem os estoques de vacina do Estado, o que deve ocorrer dentro dos próximos dias”.

Publicado na edição 10.592, de quarta, quinta e sexta-feira, 14, 15 e 16 de julho de 2021.