Bebedouro no mapa

0
255

Lideranças políticas da cidade devem se articular para no futuro, conseguir benefícios para Bebedouro.

Sábado (24), véspera de encerramento da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, dia perfeito para a visita do pré-candidato a presidente do PSDB, o senador Aécio Neves. Virou tradição, a passagem de políticos na famosa cerimônia da queima do alho e no caso do político mineiro, mais do que obrigatório, já que precisa ganhar a confiança no maior colégio eleitoral do país.
Não há como negar que a tarefa de Aécio é para lá de difícil, superar José Serra, ex-governador e maior líder paulista dos tucanos, depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A pedido das direções estaduais do PSDB e do DEM, o prefeito Fernando Galvão (DEM) articulou a vinda dos prefeitos da região para a recepção de Aécio. Missão dada, tarefa cumprida com foco em 2015, vislumbrando a possibilidade de Aécio assumir a presidência da República. Esta proximidade deve favorecer Bebedouro, município que depende muito de verbas externas para investir ou mesmo sobreviver.
Do outro lado, fica também a mesma tarefa aos políticos ligados ao PT: ter mais proximidade com a pré-coordenação de campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Desta forma, fica mais fácil ir ao Palácio do Alvorada, reivindicar benefícios ao município.
Para exemplificar, sem precisar citar nomes dos envolvidos, nas últimas semanas, Bebedouro tem sido palco da disputa de dois deputados estaduais. Ao receber a benfeitoria de um, o outro vai e trás outra. É a concorrência saudável e quem sai ganhando é a cidade.
Longe de sepultar a ideia dos interessados de Bebedouro em candidatarem-se a deputado estadual ou federal, com este quadro fica difícil pensar que conseguirão ser eleitos. Mesmo porque, a maioria dos pré-postulantes aos cargos não tem liderança regional e sem os votos da microrregião, apenas com o colégio eleitoral de Bebedouro, não passarão de meros suplentes.
Pelo jeito, 2014 já começou e, felizmente, para a cidade, tem gente atenta e se articulando para alinhar o município favoravelmente nesta briga. E Bebedouro, volta a ocupar seu lugar, aparecendo novamente no mapa.

Publicado na edição nº 9589, dos dias 27 e 28 de agosto de 2013.