
Hoje provavelmente já sabemos quem foi eleito o melhor do mundo em 2014, mas até o fechamento desta edição, na segunda feira (12) pela manhã, a eleição ainda não havia sido realizada. Ao prêmio estão concorrendo o craque Messi, o completo C. Ronaldo e o espetacular goleiro alemão Manuel Neuer. Na minha opinião, esse prêmio será concedido mais uma vez ao genial Cristiano Ronaldo, sem sombras de dúvidas.
Acho injusto, aliás, que um goleiro concorra com atacantes ao prêmio de melhor do mundo. Nunca um goleiro ganhou a bola de ouro, e tirando os avantes, somente o zagueiro Fábio Canavarro, campeão mundial com a Itália em 2006, levou a honraria.
Entendo que deveria haver uma premiação a parte para goleiros, defensores (zagueiros, laterais e volantes) e atacantes (meias e centroavantes), totalizando 03 prêmios de melhor do mundo, fazendo justiça assim para cada posição.
O goleiro alemão Manuel Neuer, cempão na Copa de 2014 e um dos destaques da competição, mereceria o prêmio, mas não tem como tirá-lo de C. Ronaldo, que teve um ano fantástico, conquistando quase tudo o que disputou e sendo artilheiro do campeonato espanhol e da champions league. Individualmente, que é o que conta para a concessão do prêmio de melhor do mundo, o português está vivendo um momento mágico, em plena forma física e técnica, e desequilibrando a cada jogo que disputa. Já Messi, sempre craque, teve um ano apagado em 2014, sendo destaque apenas por alguns recordes, número de gols na liga, mais jogos pelo Barça, etc.
Particularmente torço para que o troféu vá para as mãos de C. Ronaldo, jogador por quem nutro uma grande simpatia por toda sua história de vida, apesar de seus momentos de estrelismo.
Clubes brasileiros
O Palmeiras está dando a volta por cima. Depois de uma quase queda em 2014, o Verdão, agora de casa nova, está montando um time reforçado para esse ano. Destaque para o veterano Zé Roberto, que na minha opinião é o melhor jogador da posição atuando no Brasil. Destaque também para a contratação do atacante Dudu, ex Grêmio, que depois de ser pretendido por Corinthians e São Paulo acabou fechando com o Palmeiras. Contudo, faço aqui uma pergunta: de onde está saindo tanto dinheiro para as contratações depois de um ano medíocre do Verdão? Será dos cofres de Paulo Nobre?
Publicado na edição nº 9792, dos dias 13 e 14 de janeiro de 2015.

