Bombeiros registram mais de 4 mil atendimentos

Os destaques são relacionados às emergências clínicas, com 649 atendimentos.

0
210

Em 2020, o Corpo de Bombeiros efetuou 4.357 registros de atendimento em Bebedouro e nos nove municípios vizinhos que atendem: Viradouro, Pitangueiras, Terra Roxa, Monte Azul Paulista, Pirangi, Vista Alegre do Alto, Taiúva, Taiaçu e Taquaral.
Segundo o tenente do Posto de Bebedouro, Wellington da Silva, deste total, 1.279 são de atendimento pré-hospitalar, pela Unidade de Resgate, que estão divididas da seguinte maneira: 649 são emergências clínicas; 358 são de acidentes de trânsito; 233 de acidentes pessoais; e 39 de agressões.
“O número de ocorrências relacionado às emergências clínicas é alto, porque na cidade não há o serviço de Samu, apenas o de Resgate e o serviço de ambulância. Como nossa prestação de serviços é de pronto atendimento, as pessoas utilizam-se dele para ter atendimento rápido, seja na chegada da equipe até o local ou na entrada do Pronto Atendimento”, explica tenente Wellington, em entrevista a Gazeta, ressaltando que este serviço deve ser acionado em “casos emergenciais e que não podem ter espera no tempo de atendimento, podendo implicar na piora do quadro do paciente ou até levá-lo a morte, como por exemplo, uma parada cardiorrespiratória ou um acidente vascular encefálico. Nos demais casos, é viável solicitar o serviço de ambulância (192) da cidade”.
Ainda de acordo com tenente Wellington, no ano passado, o posto atendeu 344 ocorrências de salvamento, pelo Auto-Bomba: 250 delas envolvendo animal ou inseto; 28 ocorrências com árvores; 23 envolvendo vazamentos; 16 salvamentos de pessoas em situação de risco; 13 ocorrências relacionadas à estrutura ou objeto oferecendo risco; oito diversas; cinco buscas de cadáver; e um desabamento/desmoronamento. Além disso, foram registradas 217 ocorrências de incêndio, também pelo Auto-Bomba, sendo 163 incêndios em vegetação natural; 22 em objetos; 16 em veículos; dois em área de risco; e 14 incêndios em edificações. “Também efetuamos 104 ocorrências de apoio, proteção e prevenção”, completa o responsável pelo Pelotão de Bebedouro.

Publicado na edição 10548 de 23 a 26 de janeiro de 2021.