Faltam dez rodadas para o término do Brasileirão 2015, e com certeza teremos muitas emoções nesses jogos finais. Não existe nessa edição do torneio nenhum time que esteja jogando brilhantemente, e o Corinthians está líder porque é o time mais regular dos que estão brigando pelo topo da tabela. Vale notar que entendo que o Timão está líder, e não é líder, considerando que ainda teremos 30 pontos em jogo e muita coisa pode acontecer até o fim do certame.
Depois dos resultados do último final de semana, coloco na briga pelo título o próprio Corinthians, Atlético Mineiro e Grêmio, que certamente disputarão palmo a palmo o caneco. Já brigando por uma vaga no G4, com direito a ir para a Libertadores, coloco o Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo e Internacional, os dois últimos com menos força do que os três primeiros. Claro, obviamente, que tudo pode acontecer e qualquer um desses times pode ser campeão, mas dependeria de uma série de tropeços consecutivos das equipes que estão na frente, algo que, pelo que eles vêm apresentando, torna-se um pouco menos possível.
A surpresa entre os clubes que estão brigando por uma vaga no G4 é a presença do Santos, que de time desacreditado e candidato ao rebaixamento, renasceu após a chegada do excelente técnico Dorival Junior e agora ocupa a expressiva posição no quinto lugar na tabela, com 43 pontos.
A decepção, por sua vez, fica com o São Paulo. De candidato ao título, o Tricolor agora luta para ir para a Libertadores, e o imbróglio envolvendo o técnico Carlos Osorio é assunto cada vez mais comentado nos bastidores do clube, atrapalhando o foco exclusivo no futebol dentro de campo. No clássico contra o Palmeiras, no último domingo, o São Paulo foi muito superior, e só não saiu com a vitória – que o deixaria na quarta posição – graças a um erro bizarro de Rogério Ceni, o maior arqueiro goleador de todos os tempos.
Já o Palmeiras vem se apresentado de forma oscilante, ora com partidas brilhantes (como contra o Grêmio e Internacional), ora com partidas insossas, como foi no próprio clássico contra o Tricolor.
Por fim, vale ressaltar a arrancada do Vasco em busca da fuga da degola. De time com praticamente 99% de chances de rebaixamento, o gigante da Colina (atualmente não tão gigante assim) conquistou 12 dos últimos quinze pontos disputados, e a seguir nesse mesmo esforço, sonha em fugir da incômoda situação do descenso. O Vasco conquistou, em cinco jogos, praticamente os mesmos pontos que conquistados durante todo o primeiro turno, situação essa inimaginável.
Isso é o futebol. Nada está ganho, nada está conquistado até o apito final do árbitro.
(…)
Leia mais na edição nº 9896, dos dias de 29 e 30 de setembro de 2015.