Exibida de 23 de setembro a 28 de outubro de 2024 no canal Dia TV, “Blogueirinha, a Feia” tornou-se a primeira novela original do Dia TV, canal do YouTube, com roteiro de Bruno Matos e direção de Flávia Perez e Rafa Dias. A produção é uma paródia moderna inspirada na clássica telenovela colombiana ‘Yo soy Betty, la fea’, de 1999, misturada a referências de ‘O Diabo Veste Prada’, clássico filme de 2006 e as novelas brasileiras ‘Chocolate com Pimenta’, de 2003 e ‘Verdades Secretas’, de 2015. No elenco, Blogueirinha lidera a trama ao lado de Igor Cosso, Edu Camargo, Fih Oliveira, Lorelay Fox e Maicon Santini.
Ainda que o Dia TV não conte com os altos investimentos vistos nas produções da Globo, RecordTV e SBT, a emissora digital conquistou repercussão e audiência que muitas tramas da televisão aberta têm lutado para obter nos dias de hoje. A proposta de “Blogueirinha, a Feia” é clara: usar o humor e as referências culturais da internet para entreter. Cenas icônicas, como a da Blogueirinha desfilando com novos looks pela cidade, remetem diretamente ao clássico desfile de Anne Hathaway em O Diabo Veste Prada, e juntamente com outras tantas referências da era da internet cativam o espectador com um humor ácido e bem contemporâneo.
O sucesso da novela prova que o brasileiro continua apaixonado pelo gênero, desmentindo a crença de que telenovelas estariam ultrapassadas e a receptividade da primeira produção de Blogueirinha no YouTube contrasta com a recente novela das 21h da Globo, ‘Mania de Você’, de João Emanuel Carneiro. Enquanto o autor de ‘A Favorita’ e ‘Avenida Brasil’ parece lidar com certas limitações criativas impostas pela emissora, Dia TV demonstra que a liberdade e a criatividade são ingredientes indispensáveis para inovar e conquistar novos públicos.
A fórmula de uma boa novela – vilões carismáticos, armações, uma mocinha romântica e sofredora – é a essência que ‘Blogueirinha, a Feia’ manteve e parodiou com sucesso. Com a audiência majoritariamente jovem, a novela alcançou não apenas os fãs da Blogueirinha e de seu programa ‘De Frente com Blogueirinha’, mas também aqueles que buscam boas histórias e entretenimento acessível.
No final das contas, ‘Blogueirinha, a Feia’ cumpre exatamente o que prometeu, proporcionando risos e nostalgia, com humor escrachado e atuações canastronas que o público já esperava e ansiava ver nesta produção, provando que a magia das telenovelas ainda vive, mesmo em formato digital e cheio de humor irônico. Dia TV conseguiu entregar ao público uma obra bem-humorada e bem executada, mostrando que, com criatividade e autenticidade, ainda há espaço para novos sucessos no formato clássico.
Publicado na edição 10.885, de sábado a terça-feira, 2 a 5 de novembro de 2024 – Ano 100