Com sete notificações em dois dias, Bebedouro registra 41 suspeitas de Covid-19

De acordo com último boletim informativo, são quatro casos positivos aguardando contraprova e dois foram descartados.

0
498
(Divulgação)

Até a tarde de sexta-feira (3), Bebedouro já registrava 41 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), segundo dados da Vigilância Epidemiológica, divulgados pelo prefeito Fernando Galvão.
Das 41 notificações, cinco são importadas, ou seja, pacientes da microrregião, diagnosticados em hospitais de Bebedouro. Outros quatro pacientes com diagnóstico positivo, através de laboratórios particulares, aguardam contraprova do IAL (Instituto Adolfo Lutz). Um deles também é importado. Outros dois casos foram descartados, recebendo resultado negativo para Covid-19 do IAL, sendo um deles da região.
Dentre os suspeitos, dois pacientes estão internados e entubados com sintomas graves, na UTI do Hospital Unimed, e outro que apresenta sintomas mais amenos, está em isolamento na enfermaria do mesmo hospital particular. Não há internações no Hospital Municipal “Júlia Pinto Caldeira”.
Dentre as novas notificações estão dois profissionais de saúde que apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, com suas famílias, assim como todos os demais casos suspeitos, conforme orientação médica.
Desde terça-feira (31 de março), são divulgados casos notificados no Hospital Municipal e Unimed, bem como a situação dos pacientes atendidos em casa unidade de saúde.
Em seu boletim diário na RB FM, na manhã de sexta, o prefeito disse que a situação é preocupante e inspira cuidados redobrados. “O crescimento de casos na cidade está aumentando e o que preocupa é o aumento de exames positivos. Apesar de aguardarem contraprova, o primeiro resultado já foi dado e é a partir dele que estamos repensando medidas para a cidade. Antes, registrávamos uma ou duas novas notificações por dia, alguns dias, ficamos 24 horas sem aumento, mas nesta semana, tivemos crescimento significativo, com até quatro casos em um dia”, analisou.
Galvão destaca também que a única medida eficaz é o isolamento, conforme indicam especialistas, mas a circulação de pessoas na cidade voltou a crescer, gerando preocupação nas autoridades. “A quarentena continua e contamos com apoio da população bebedourense para que seja mantido. Só assim teremos redução dos casos”, pediu o prefeito.

Na região
Assim como em Bebedouro, as notificações continuam a crescer, em passo ainda mais acelerado. Os números apresentados foram apurados na tarde de sexta-feira (3), até às 18h.
Ribeirão Preto lidera a lista com uma morte e 88 casos confirmados, seguida de São José do Rio Preto com 24 pacientes com diagnóstico positivo do vírus, outros 174 estão sob investigação e 252 foram descartados. Para evitar que os números cresçam ainda mais, a Prefeitura de Rio Preto definiu na terça-feira (31 de março), que instalará hospital de campanha, com espaço para 21 leitos de UTI e mais 80 leitos de enfermaria.
Em Jaboticabal, são 12 positivos, 11 descartados, outros 14 ainda aguardando resultados, além de uma morte confirmada e outras três sob suspeita. Na cidade vizinha de Barretos não há confirmações, mas 66 estão sob suspeita e quatro já foram descartados. Monte Alto tem um caso positivo, oito negativos e cinco aguardando.
Sertãozinho confirmou sua primeira morte na sexta (3), trata-se de um homem que faleceu em 30 de março e seu falecimento estava sob investigação. A cidade registra mais um caso positivo e 41 suspeitos. A cidade de Cravinhos também registra uma morte.

Brasil e mundo
Mais de 1,05 milhão de casos de Covid-19 já estão confirmados no mundo, além de 55,4 mil mortes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil são 359 mortes e 9.056 casos confirmados em todas as unidades federativas, até sexta. O estado mais afetado pelo novo coronavírus no país, São Paulo, tem 4.048 casos positivos e 219 mortes registradas.

 

Publicado na edição nº 10477, de 4 a 9 de abril de 2020.