Cosa Nostra

Por Sarah C.P. Cardoso

0
230
O vice-governador Rodrigo Garcia, através de seu assessor Fernando Galvão, encontrou-se com o jornalista da CNN, Caio Junqueira Franco. Dois bebedourenses que carregam o nome da cidade no peito e na voz.

Cosa Nostra 2

Flavia Pereira Ribeiro, filha da Maria Eduarda Pereira e do José Carlos Mesquita Ribeiro, escritora do Direito, bebedourense, faz questão de confirmar suas raízes e se entristece pela cidade sequer conhecer seu trabalho.

Cosa Nostra 3

Cabelo é o cara. Reconhecido mundialmente, este garoto que agora ‘metaversa’ e vive ‘metaversando’, é daqui, é de Bebedouro, e espalha o nome desta terra pelo mundo afora.

Frase da semana:

“Algumas pessoas são espiritualmente desencontradas, mas eu não dou a elas o poder de me tirar do meu centro”

Luis Roberto Barroso, na sua despedida da presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em entrevista à Folha de São Paulo sobre os ataques do presidente Bolsonaro a ele e ao sistema eleitoral brasileiro.

 

Criatividade maligna

A última modalidade de golpes via internet, refere-se a pessoas passando-se por ‘advogados’ e pedindo dinheiro a clientes por aplicativo de mensagem. Quem alerta é a OAB/SP, que recebeu denúncias da prática. Os criminosos usam fotos de profissionais da advocacia ou logomarcas de seus escritórios para solicitar transferências bancárias referentes a processos.

Criatividade maligna 2

Em geral, as cobranças chegam para pessoas que têm verbas indenizatórias a receber. A quadrilha acessa seus processos – que não tramitam em segredo de justiça – para descobrir informações sobre as partes envolvidas e pedir que paguem taxas para a liberação do dinheiro. Há suspeita que seus defensores tiveram celulares vazados ou informaram em cadastro para participar de algum evento jurídico falso.

Criatividade benigna

Uma das experiências curriculares mais criativas do professor de artes Rafa Moreira foi relatada por ele em capítulo especial  do livro ‘Papo de Professores, Educação especial e inclusiva contra as desigualdades’. Como Rafa mesmo disse, era uma tarefa a ser feita a distância, no auge da pandemia, envolvendo, inclusive, a família dos alunos.

Criatividade benigna 2

A tarefa consistia em que os alunos fizessem releituras de quadros famosos, revestindo-se de personagens icônicos do mundo das artes, transformando-se em protagonistas. Como esta coluna havia noticiado o feito do professor Rafa, a Gazeta foi também mencionada no capítulo do livro por ter dado destaque ao seu trabalho. E assim continuaremos. Aqui o professor Rafa Moreira tem lugar cativo por sua sensibilidade e criatividade.

Cosa Nostra

Como diz a música das antigas, de Erlon Chaves, cujo refrão (‘É coisa nossa) se repete a cada nova alusão das coisas genuinamente brasileiras, como Pelé, Carnaval, Jorge Ben, vatapá etc., vou usar deste artificio para destacar algumas das tantas coisas genuinamente bebedourenses que através da Gazeta temos acesso e devem ser valorizadas.

É daqui

Flavia Pereira Ribeiro é uma das coisas nossas, que foi notícia na Gazeta na semana passada, filha, neta e bisneta de bebedourenses, escreveu um livro que tramita no Congresso para virar PEC, a Desjudicialização da Execução Civil. A segunda Cosa Nostra é Cabelo, o tecnólogo da informação autodidata reconhecido no mundo, agora envolvido com o tal de metaverso, que deve revirar como enxergamos a tecnologia digital. Minha mente analógica não sabe sequer aonde começa e muito menos aonde isso vai terminar. Mas tem mais, muito mais… a cada edição, traremos mais uma das nossas coisas, genuinamente bebedourenses.

É daqui 2

Bebedouro comunga daquele ditado antigo de que “Santo de casa não faz milagre”, e para reforçar a crença neste ditado, substituiu por outro equivalente genuinamente bebedourense: “homem tem ciúme de homem”. Tudo isso para não reconhecer o mérito do outro. Mas fora daqui tem muito bebedourense fazendo sucesso.

No vizinho

O Rotary comemorou 117 anos de fundação e na cidade vizinha de Barretos houve cerimônia presencial de comemoração e vários homenageados. Dentre estes, um bebedourense. O presidente da Câmara prof. Jorge Cardoso recebeu a láurea de “Líder Político”.

Enquanto isso…

…na sessão da Câmara, o vereador Chanel acusou (como sempre) a imprensa de omitir denúncia feita por empresário, durante a reunião de apresentação do balanço da Festa Direito de Viver. Pra variar, como dizem os matutos, conversa pra boi dormir… O empresário em referência é Marcos Mutton, que em “off”, para pessoas ao seu redor, deu um testemunho da presteza no atendimento do Hospital de Amor, num caso de seu conhecimento, e referiu-se ao Hospital Julia, não para criticá-lo, mas para exaltar o tratamento dado aos bebedourenses que são transferidos para o Hospital do Amor.

Enquanto isso 2

Caro vereador, a Gazeta tem por princípio, respeitar “off”, que no jargão jornalístico, é como nos referimos a algum desabafo dito por quem entrevistamos e que não faz parte da entrevista. E quantas e tantas vezes respeitamos “offs” deste mesmo vereador. Enfim… Nada de coisa nenhuma ou a mais pura perda de tempo.

E tem mais

Na mesma sessão, a vereadora Ivanete Xavier exibiu um vídeo de seu tour a bordo do transporte público para criticar o aumento da passagem. Pediu até o retorno da figura do cobrador, reclamando também do tempo de espera no ponto, esquecendo-se do aplicativo da viação, que fornece o horário aproximado da passagem do ônibus em cada ponto. Enfim… Nada de coisa nenhuma ou a mais pura perda de tempo 2.

Sarau musical

Após sucesso da 1ª edição, o organizador Rafael Pacheco confirma sarau musical para 6 de março (um domingo), a partir das  17h, no Bardô, com apresentações de Renan Leão, Jessé Viana, Victor Oliveira, Érika Ferraz, Rafael Valverde, Ana Canhoto e Polyana Papel.

O organizador espera maior adesão do público por atender aos pedidos de realizar o sarau no domingo: “Mais pessoas vão conseguir participar. A expectativa é fomentar ainda mais a cultura que, infelizmente, ficou esquecida e mais prejudicada por conta da pandemia”.

Publicado na edição 10.648, de sábado a sexta-feira, de 26 de fevereiro a 4 de março de 2022.