‘Desalma’ no Globoplay é mais um pedido de valorização do audiovisual brasileiro

0
52
Bruxa - Cássia Kiss vive uma bruxa que irá transferir a alma de um homem para uma criança na nova série original Globoplay. (Estevam Avellar/Globo)

Finalmente a série ‘Desalma’, estrelada por Cássia Kiss, Cláudia Abreu e Maria Ribeiro chegou ao catálogo do Globoplay. A trama explora um gênero pouco visto no audiovisual brasileiro, mas que ganha a atenção de muitos em produções internacionais, o suspense atrelado ao terror e horror.
Outra interessante perspectiva que não estamos acostumados a ver é a ambientação. Nada de ruas movimentadas de São Paulo ou Rio de Janeiro. ‘Desalma’ traz o Sul do Brasil, numa pequena cidade fictícia chamada Brígida e acompanha uma comunidade de imigrantes ucranianos.
Pelos trailers divulgados, a história criada por Ana Paula Maia tem tudo para dar certo e apenas um agravante que vamos discutir mais adiante. Ainda pelo que pode ser visto nos trailers, a fotografia da série está impecável, com ares de uma produção internacional. São cores frias, num contraste muito bem planejado com tons escuros que dão o ar sobrenatural à trama. O elenco é composto por nomes conhecidos como os já citados anteriormente e também alguns rostos ainda não tão famosos na televisão, o que deixa tudo ainda mais intrigante e emocionante de se ver.
O projeto é descrito como um drama sobrenatural e pelo primeiro episódio já dá para perceber a qualidade do conteúdo, a narrativa sombria e densa construída pela autora e muito bem alinhada com a direção de arte e de fotografia. Nada parece desencaixar, a não ser um agravante, aquele mencionado acima. O brasileiro.
É inquestionável a apreciação de tudo que vem de fora e a desmoralização de qualquer coisa produzida dentro do nosso audiovisual. Claro que o gênero é segmentado, nem todos são atraídos pelo terror/suspense, mas muitos que são vão esperar ou a série fazer muito sucesso para poder se render e assistir e mesmo assim vão encontrar maneiras de criticar ou nem sequer arriscarão ver um episódio. É lamentável essa postura pela qualidade que a série apresenta. Mas para quem quer se livrar dos preconceitos com o audiovisual brasileiro, vale a pena assistir, dar uma chance, apreciar e, mais do que nunca, valorizar. ‘Desalma’ chegou e já tem até segunda temporada confirmada.

 

Publicado na edição nº 10528, de 24 a 27 de outubro de 2020.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorBalada 1: Destaque
Próximo artigoOração pela pátria