Despedida

0
24
Despedida - Será um ano especial no ‘Domingão’. Quando 2021 acabar, o contrato de Fausto Silva com a Globo também termina. (Reprodução/Internet)

Já foi confirmado pela própria Rede Globo nas redes sociais que o apresentador Fausto Silva, responsável pelo ‘Domingão do Faustão’ desde 26 de março de 1989, deixará a emissora no final deste ano e, consequentemente, se acaba o programa que há mais de 30 anos marca o fim ou o início de cada nova semana.
Faustão pode, para muitos, ser atrevido, ter a fama de tirar o microfone da boca das pessoas no meio de suas falas, mas também é inegável o talento do apresentador em ser líder de audiência, com um programa num dia e horário tão concorrido, por todos os anos, sem nunca perder para a concorrência.
Não se pode negar ainda que o programa marcou uma geração, todo mundo que hoje tem mais de 10 anos, certamente, conhece o Faustão, sabe alguns de seus bordões mais populares: “Ôloco, meu!” e também conhece seus quadros mais famosos como as ‘Vídeo Cassetadas’ e o ‘Se Vira Nos 30’.
Parece mentira, né? Afinal é uma lacuna gigante que se abrirá nos finais de tarde de domingo, tão grande que fica impossível pensar em substituto. Aliás, que ideia pensar que alguém pode ser substituído. Isso é impossível. Assim como cada um tem sua particularidade e referência, Fausto também tem as suas. Mas, difícil de substituir não quer dizer impossível.
São diferentes os conceitos de impossibilidade e substituição e eles precisam ficar claros. Faustão é sim insubstituível, mas construir um formato de programa novo, com outro apresentador ou apresentadora, não é impossível.
O fato é que a Globo vai precisar se virar nos trinta, pois colocar um programa no ar, se ele for mesmo ao vivo, num dia como domingo e no horário que antecede o ‘Fantástico’, não vai ser fácil e uma vídeo cassetada não vai ser bacana para ninguém.
Nomes já foram cotados, a internet ficou em êxtase com a notícia. Eliana foi cogitada pelos internautas, Xuxa foi apontada e até Marcos Mion entrou na roda, vale lembrar que esses últimos dois estão deixando a Record TV e a eterna rainha dos baixinhos já está, pouco a pouco, ganhando espaço dentro da programação global. Enquanto isso, Eliana segue firme no SBT e não é ruim. A apresentadora consegue bater de frente com Rodrigo Faro, principal concorrente na Record TV, e por muitas vezes mantém a liderança. Mas, o espaço é grande que vai se abrir e muitos nomes ainda estão por vir, quando menos esperarmos, saberemos.
Agora, para fechar com chave de ouro, a Globo prometeu um último ano de Domingão daqueles. A ‘Dança dos Famosos’ será mega especial e o ‘Show dos Famosos’ também. Mas, afinal, o que será feito com esses quadros tão importantes e valorizados? Vão se findar junto com o programa? E a premiação da casa, o ‘Troféu Melhores do Ano’ não vai mais acontecer? Todas essas perguntas ainda precisam de respostas.
Por fim, o que se tem entendido é: vai ser difícil preencher a lacuna, muitos nomes vão surgir, a Globo vai precisar rebolar bastante para esse novo desafio e Faustão, mesmo com todos os seus defeitos (afinal, quem não os tem?), fez seu nome e não é possível falar da história da TV no Brasil (que completou 70 anos em 2020), sem citá-lo.

Publicado na edição 10.550 de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2021.