Detalhes

0
128

O capricho da Educação de Bebedouro também habita os detalhes. Na entrega das unidades de Educação Infantil revitalizadas, o zelo por cada um dos cantos e recantos das escolas dá a real dimensão da importância de cada criança que vai utilizar estes espaços. Um primor merecedor dos mais efusivos aplausos.

 

E falando em aplausos…
Quem os merece é o aniversariante da semana, prefeito Fernando Galvão, que está se despedindo daquela que talvez seja uma das importantes missões de sua vida. Bebedouro deve ser grata ao prefeito por tamanha dedicação, pelo trabalho primoroso na condução desta cidade, que o fez sempre colocar, o interesse coletivo à frente dos pessoais, que o fez enxergar pelos olhos dos mais vulneráveis. Bebedouro e os bebedourenses lhe devem essa: ter nos devolvido a autoestima ao nos colocar visíveis no mapa.

 

Lembranças
Nos guardados de Mauro Penna, que tia Maria Ferreira Penna, falecida recentemente, mantinha consigo, estava esta foto, enviada a Gazeta para o acervo do Memorial. Irradiando felicidade, este encontro entre amigos, com mamãe, dona Edmea Cardassi e Marcos Hotz, no hall do Teatro Municipal, deve ter resultado em algum feito novo, a julgar pelos sorrisos cúmplices. Saudade que dói.

 

Na semifinal
A cantora bebedourense Ana Canhoto está na semifinal do The Voice Brasil, depois de vencer mais uma batalha na quinta (17), escolhida por seu técnico Lulu, que como disse “a apresentação de Ana foi impecável”. E emocionante. Ana mandou este recado pra nós: “Estou extremamente feliz com minha apresentação de ontem. Fiz exatamente o que planejei, me entreguei no palco e deixei fluir. Deu muito certo! A repercussão está sendo incrível, estou imensamente grata! Terça-feira será semifinal e, mais uma vez, conto com a ajuda do público e a torcida de todos!”. Bebedourenses, vamos garantir a presença de Ana na final, votando e votando e votando…

 

Livros da semana:

“Sem data vênia”,
de Luis Roberto Barroso (editora Intrínseca, 272 páginas)

“Os Dias Mais Intensos: Uma História Pessoal de Sergio Moro”,
de Rosangela Moro (editora Planeta do Brasil, 152 páginas)

 

Implosão
A Câmara de Bebedouro, antes de dar posse aos recém eleitos vereadores, ao final do mandato de oito dos 11 atuais, tem sido palco de encenações melancólicas. Desde manifestações dos servidores concursados que denunciam em profusão, irregularidades ao MP, passando pela abertura de inquéritos por prática de supersalários a funcionários de confiança ou comissionados, com suposta prática de ‘rachadinha’, que a despeito do diminutivo para imputar-lhe um caráter mais benevolente, configura-se crime grave de peculato, ou seja, crime do servidor que toma pra si, bem ou recurso público sob seu controle.

Implosão 2
E os desmandos seguem com contratação de plano de carreira já existente por R$ 107 mil; tem também a compra dos suspeitos ‘arquivos deslizantes’, com mais senhas de acesso que o número de funcionários da Casa, com indício de licitação fraudulenta e que está sendo também investigada; e ainda a ação, já negado o agravo de instrumento interposto pela Casa, que suspende o pagamento de parte dos subsídios dos vereadores, já que foi autorizado pelo próprio presidente, uma majoração retroativa dos próprios salários, que entraram em vigor na mesma legislatura indicada, violando o princípio da anterioridade. A Justiça mandou que os subsídios dos vereadores e do presidente retrocedessem aos patamares anteriores.

Implosão 3
Nesta versão pandêmica, a Câmara 2017/2020, bateu todos os recordes da insensatez. Sem deixar de apontar o dedo para o Executivo um instante sequer, esqueceram de olhar para o próprio umbigo.

Implosão 4
Antes que vá para os ares, a nova turma de vereadores eleitos precisa se dar conta do que está acontecendo na Casa que trabalharão, a partir de 1º de janeiro de 2021, para favorecer as mudanças necessárias. Segundo informações de bastidores obtidas por Sobrevoo, dois dos que pleiteiam a presidência para o biênio 2021/2022 da Casa, parecem comprometidos com as velhas práticas. A primeira prometeu contratar como seu chefe de gabinete, o colega de bancada, que como candidato a vice prefeito, perdeu as eleições. No pacote estaria também seu advogado, para ocupar o cargo de assistente jurídico legislativo. Já o segundo candidato à presidência estaria representando o principal articulador das práticas nefastas, reeleito, e que teria gerado todas as denúncias e manifestações dos servidores concursados que clamam por transparência e moralidade em seus empregos. Estas práticas, inclusive, estão sendo questionadas na Justiça. Uma terceira opção apresentou-se com a afirmação de que as mudanças são prementes e que se tiver chance, irá promovê-las.

Falta d’água
O problema de abastecimento que afeta a Zona Norte, principalmente o Residencial Pedro Paschoal e Jardim Parati, deve estar perto do fim. A Prefeitura e o Saaeb protocolaram na terça (8), junto ao DAEE (Depto de Água e Energia Elétrica) documentação solicitando regularização de projeto para perfuração de Poço Profundo. Segundo Gilmar Feltrim, presidente da autarquia, trata-se de um projeto pronto onde serão feitas adequações à situação daquele setor e, logo no início de 2021, será aberta licitação já em atendimento a pedido do novo prefeito eleito, Lucas Seren, dando condições de abastecimento àquela região, constantemente afetada com falta d´água.

Natal artesanal
A Associação de Artesãos Bebedouro das Artes, através de sua presidente Maria do Carmo Paro, enviou ofício a Gazeta, informando que neste domingo (13), das 10 às 18h, na praça do Museu, haverá Feira de Artesanato, visando o consumo de Natal. Para tornar as compras mais prazerosas, food trucks e atrações artístico-musicais estão incluídos no pacote.

Sobrecapa
A campanha publicitária de lançamento do documentário ‘Cercados – A Imprensa contra o negacionismo da pandemia’, da Globoplay, tingiu de negro as capas dos principais veículos de imprensa do Brasil, como Folha de São Paulo e revista Veja, em sobrecapas com a manchete ‘Quando a desinformação é uma doença, o jornalismo é a cura”. Genial, contundente e criativa.

Reservistas
A Junta de Serviço Militar de Bebedouro, através de seu secretário Ilson Machado Campos, está convocando para o exercício de apresentação da reserva de 2020, de 9 a 16 de dezembro deste ano, os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado do serviço ativo, de 1º de dezembro de 2015 a 30 de novembro de 2020, podendo ser pela internet (em prazo estendido, de dezembro de 2020 a 31 de janeiro de 2011); ou presencialmente, de 9 a 16 de dezembro de 2020, das 11,30h às 16,30h, de segunda a quinta e às sextas, das 8h às 12,30h, na Junta de Serviço Militar, na praça 9 de julho, 121, portando Certificado de Reservista e RG. Esta convocação não se estende aos dispensados do serviço militar.

Pró Ordem
O advogado Mario Ribeiro, presidente da Comissão Estadual de Exame da Ordem e membro da Comissão Nacional informou-nos sobre a publicação de edital com o calendário de 2021 para realização dos Exames da OAB. O primeiro será em 7 de março (prova objetiva) e em 2 de maio (prova prático-profissional). Haverá mais duas rodadas no segundo semestre.

 

Publicado na edição nº 10541, de 12 a 15 de dezembro de 2020.