Deus não salvou o rei, e agora o tempo não vai parar

0
445
Ousadia - A nova novela das sete estreia na terça (31), misturando ficção e realidade. Na foto, a família que será congelada em naufrágio, no século 19, e descongelada 132 anos depois, na atualidade. (Divulgação/Tv Globo/ João Miguel Júnior).

Números bons animaram os envolvidos da produção medieval ‘Deus Salve o Rei’, exibida às sete da noite pela TV Globo. Entre 16 e 21 de julho, a história assinada pelo estreante Daniel Adjafre, atingiu média recorde semanal, 28 pontos, no acumulado da semana. No entanto, a média geral da história de Afonso e Amália (Rômulo Estrela e Marina Ruy Barbosa) deve encerrar-se em 25 pontos, o esperado pela emissora. O que se observa, é a queda em relação à antecessora ‘Pega Pega’, que fechou com 29 pontos de média geral.
Observa-se ainda, que a inclusão do autor Ricardo Linhares para auxiliar Adjafre, colaborou para o bom andamento de algumas histórias. Claro que na reta final é comum ver a audiência subir, mas com a colaboração de Linhares, a história ficou mais ágil e ganhou novo gás. Mesmo assim, ‘Deus Salve o Rei’ não deixará saudade no telespectador, apesar da ótima direção e do bom desempenho de muitos atores, envolvidos na produção.
Fazendo trocadilho com o título, pode-se concluir que Deus não salvou o rei, a audiência não surpreendeu e, agora, está nas mãos do autor Mário Teixeira e do diretor Leonardo Nogueira, fazer crescer a audiência perdida. Essa nova missão começa a ser colocada em prática, oficialmente, na terça-feira (31), com a estreia de ‘O Tempo não Para’.
Se a proposta de ‘Deus Salve o Rei’ já era inusitada e fugia da realidade, a nova novela não faz diferente. O único ponto em comum com a realidade é o tempo, já que a história se passa em São Paulo dos dias atuais. Unificado a isso, a ficcção toma conta da história por completo. Basicamente, pessoas estarão em navio que irá naufragar em 1886 (período em que a novela começa). 132 anos depois, no litoral paulista, mais precisamente na praia de Pernambuco, no Guarujá, imensos blocos de gelo são encontrados derretendo, dentro deles, pessoas congeladas, os mesmos que naufragaram.
É ai que a novela começa. O empresário Samuel (Nicolas Prattes), enquanto surfa na praia, encontra a jovem Marocas (Juliana Paiva) no bloco de gelo e consegue retirá-la do mar. Amor à primeira vista. O conflito principal surge porque Samuel tem uma noiva, a vilã Betina, papel de Cléo.
A Globo liberou no GShow, trailer com cenas exclusivas da novela. São 14 minutos para o público conhecer a história central e já começar a se familiarizar com os personagens. Analisando as cenas já liberadas, pode-se notar um casal protagonista jovem, que terá nas costas, a responsabilidade de segurar o andamento da história. Juliana Paiva traz consigo experiências de protagonizar ‘Além do Horizonte’, exibida também no horário das sete, entre 2013 e 2014. O fato é que esta novela não foi bem de audiência, é marcada por ser um dos maiores fracassos já exibidos na faixa. No entanto, isso não diz nada sobre o talento e competência da atriz que se deu bem quando interpretou Fatinha, na vigésima temporada de ‘Malhação’, onde ficou conhecida. Em 2016, novamente foi sucesso em uma novela das sete, ‘Totalmente Demais’, intepretando Cassandra. Já no ano passado, deu vida a Simone em ‘A Força do Querer’.
Seu parceiro de cena, Prattes, também ficou conhecido pelo público em ‘Malhação’, na temporada 23. Em seguida, aceitou o desafio para ser um dos protagonistas de ‘Rock Story’, novela exibida no horário das sete, em 2016 e, agora, caminha para sua terceira novela na casa. Curiosamente, os dois já participaram do quadro ‘Dança dos Famosos’, em edições diferentes, ela em 2014 e ele em 2016, ambos conquistaram o terceiro lugar na disputa.
Nota-se então, que o casal protagonista tem o carinho do público e apresenta química, um dos fatores primordiais para um casal cair no gosto popular. Além dos dois, o elenco conta com grandes nomes. Na linha de frente, saem Edson Celulari, Rosi Campos e Christiane Torloni, veteranos, em papéis de destaque, ligados diretamentes aos protagonistas, o que dará suporte para a história andar e tudo se equilibrar. Afinal, a mistura de veteranos e novatos é sempre boa.
Para as vilanias, além de Cléo, Adriane Galisteu faz sua estreia em novelas da Globo. Sua personagem será cúmplice de Betina, em várias armações. Eva Wilma também integra o elenco, e ao lado de Rafaela Mandelli formam cientistas interessadas em descobrir quem são as pessoas congeladas.
Com música de Raul Seixas ‘Eu Nasci há dez mil anos atrás’, interpretada em nova versão por Ivete Sangalo, como tema principal, a nova novela das sete tem os ingredientes básicos para agradar o público do horário, que gosta de histórias leves, com doses de comédia e, claro, um pouco de ficção. O que resta, é esperar que após Deus não ter salvado o rei, consiga fazer com que o tempo não pare e que tenhamos um novo sucesso para acompanhar e nos divertir, no início da noite.

(…)

Publicado na edição nº 10291, de 28, 29 e 30 de julho de 2018.