Em barracão lotado, Bebedouro vacina 2 mil pessoas em um dia

Vacinômetro aponta que 59% da população recebeu 1ª dose e 25% já está completamente imunizada contra Covid.

0
461

No único dia de aplicação de 1ª dose do imunizante contra Covid nesta semana, após uma semana de suspensão, Bebedouro vacinou 2.015 pessoas na quinta-feira (29), que enfrentaram o frio abaixo de 10ºC para não perderem a chance de buscar imunização. A data foi reservada para jovens de 30 e 31 anos, além da última chamada para faltosos da 1ª dose com idade acima de 32 anos.

No barracão da Feccib, onde ocorre a vacinação, os organizadores anunciavam 6ºC por volta das 21h, ampliando a previsão da Vigilância Epidemiológica que a vacinação fosse realizada das 16h às 20h. Com a imunização de jovens de 30 e 31 anos, Bebedouro encerra esta faixa etária junto ao calendário do Estado.

Até sexta-feira (30), Bebedouro havia aplicado 65.012 doses da vacina contra Covid, sendo 45.705 de 1ª dose, que representa 59% da população total da cidade e 19.309 com esquema vacinal completo, que já receberam duas doses ou dose única (25%).

Para a administradora Maiara Seleghini, 30, ter a certeza de que chegou a hora de receber a vacina, foi um misto de ansiedade, espera e expectativa. “Na semana passada, já estava ansiosa com o anúncio de diferentes idades. Quando chegou quinta-feira (22) e parou, fiquei mais ansiosa ainda. Quando divulgaram o calendário, a sensação foi de alívio”, relembra Seleghini antes de se vacinar.

Sem desculpas – O barbeiro Matheus Balarini, 31, não deixou que o frio e a correria do dia a dia o impedissem de cumprir seu dever cívico em se vacinar contra Covid.

Já para Matheus Felipe Balarini, 31, barbeiro, que recebeu a 1ª dose do imunizante quando termômetros marcavam 7ºC, “nem o frio impediu, não teve jeito”, brinca, após vacinar-se. “Temos que fazer nossa parte. Não é só ficando em casa e nos prevenindo que vamos combater o vírus, temos que tomar a vacina, independente do frio ou do dia corrido. Estou sem almoço e sem jantar, mas minha prioridade é estar aqui. Graças a Deus deu tudo certo e estou vacinado”, comemora o jovem.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Thais Teixeira, por volta das 20h30, os portões foram fechados, quando as últimas senhas haviam sido entregues. “Ainda assim faltaram mais de 100 pessoas vacinarem-se. Aplicamos todas as doses que tínhamos em estoque, até a última gota. Estes faltantes receberão a vacina na segunda-feira (2 de agosto), garante Teixeira.

Próximas faixas

Na segunda (2 de agosto), Bebedouro dá início às faixas etárias abaixo de 30 anos, com a vacinação de jovens de 29 anos, das 16h às 20h. São esperados de 800 a mil pessoas, de acordo com a Vigilância. “Mais doses devem chegar no início da semana e há possibilidade de que na terça-feira (3 de agosto), a vacinação seja aberta para o grupo de 28 anos, porém, nada definido”, diz Teixeira.

A secretária de Saúde, Silvéria Larêdo, lembra que, na próxima semana, idosos de 62, 61 e 60 anos recebem 2ª dose, nos dias 5, 6 e 9 de agosto, respectivamente, das 8h às 12h, na Feccib. “A 2ª dose é extremamente importante e não pode ser esquecida. Somente ela permite haver imunidade contra a Covid”, destaca Larêdo, pedindo para que seja respeitada a data de imunização prevista no comprovante da 1ª dose. “Além de apresentar o comprovante no momento da vacinação, é necessário apresentar o CPF”, acrescenta a secretária.

Publicado na edição 10.597, 31 de julho a 3 de agosto de 2021