Em ‘live’, prefeito anuncia medidas da fase amarela

Protocolo sanitário divide responsabilidade da flexibilização com estabelecimentos.

0
182

Após anúncio de que Bebedouro está na fase amarela, em ‘live’, na tarde de sexta (21), o prefeito Fernando Galvão divulgou medidas, que passam a valer na segunda (24), com aprovação de departamentos e Ministério Público.
Protocolo sanitário foi criado pela Prefeitura, dividindo as responsabilidades da flexibilização com proprietários de estabelecimentos. O documento disponível no site da Prefeitura, na aba ‘Covid-19’, deve ser baixado, assinado, enviado à Prefeitura, pelo e-mail protocoloemergencial@bebedouro.sp.gov.br ou WhatsApp (17) 99246-3551 e colado na porta de cada estabelecimento. Aqueles que não aderirem ao protocolo estão sujeitos à multa, lacração e cassação do alvará de funcionamento.
Comércio – No sábado (22), o comércio abre das 9h às 14h, seguindo medidas já anunciadas, com número limitado de clientes por m², tapetes de sanitização e higienização, que devem ser mantidas, a partir de segunda (24).
Academias – As academias voltam a funcionar com até 10 alunos por turma, equipamentos individuais e priorizando agendamentos. A higienização deve ser intensificada após o uso dos equipamentos. Esportes em grupo não são permitidos.
Templos religiosos – Igrejas e templos podem realizar cultos religiosos, com até 30% da capacidade total e distanciamento de 2m entre os fiéis, que devem estar distribuídos banco sim, banco não. É obrigatório o uso de máscaras.
Bares e restaurantes – Neste setor, a capacidade máxima de clientes é 40%. As mesas devem estar distribuídas com 2m de distância e até quatro pessoas em cada. Das 11h às 14h30, os estabelecimentos podem atender diariamente, porém, à noite, só podem atender das 18h às 22h, de quinta a domingo e sem restrições para delivery e drive-thru. É obrigatório que funcionários usem máscaras e protetores faciais.
Shopping – As lojas do Bebedouro Shopping também podem abrir no sábado (22), até às 18h, e na segunda (24), atendem até 22h. Já a praça de alimentação, segue as medidas adotadas por bares e restaurantes.
Ambulantes – Vendedores ambulantes e food trucks seguem determinação semelhante a dos bares e restaurantes, porém, com apenas três mesas com quatro clientes e 2m de distanciamento.

 

Publicado na edição nº 10512, de 22 a 25 de agosto de 2020.