Melhor impossível

0
2153

O movimento de carros e pessoas trabalhando, tanto no escritório como nas obras da Cargill, já têm volume considerável. Em meio à pandemia, vislumbrar este cenário positivo é para poucas cidades. E Bebedouro foi a escolhida.

 

(Divulgação)

Melhor impossível 2 – Nem parece que a vida lá fora está em frangalhos por causa da Covid-19. Bebedouro novamente vive cenas de exceção e as obras da sede do Senac na cidade seguem a todo vapor. O prefeito Galvão e seu secretário de Desenvolvimento, Valverde, estiveram visitando a construção nesta semana, acompanhados do engenheiro responsável. (Divulgação)

 

(Arquivo Pessoal)

Recordações – Recebi de amigos, duas fotos do século passado que trazem muitas recordações da memória de Bebedouro. Na primeira delas, os três mosqueteiros, prontos para a batalha ou para o passeio, estavam bem perto do IEPC: Antônio de Rosis Pinto Silva, o Silvinha, seo Antônio Gamboni e Angêlo Luppi, o seo Tico. A outra lembrança é da professora Irene Pacheco Cardoso, irmã de minha mãe Sarah e que foi casada com o poeta Estácio Caldeira Cardoso, irmão de meu pai Juca Caldeira. Duas irmãs que se casaram com dois irmãos. Saudade é o sentimento que brota feito água na nascente. (Arquivo Pessoal)

 

Frase da semana em homenagem ao Dia do Ator, em 19 de agosto:

“Não faço teatro para o povo, mas faço teatro em favor do povo. Faço teatro para incomodar os que estão sossegados. Só para isso faço teatro”

Plínio Marcos (1935-1999), escritor, ator e teatrólogo brasileiro, cujas obras destacavam-se pela denúncia e protesto contra as formas de organizações sociais, como Abajur Lilás, Navalha na Carne, Dois Perdidos numa Noite Suja, Quando as Máquinas Param.

 

A vez dos consórcios
Debater os meios de projeção dos consórcios públicos no desenvolvimento da infraestrutura subnacional, e a promoção e estruturação de projetos, foram os objetivos do encontro virtual promovido pelo Ministério da Economia, realizado na quinta e sexta-feira (20 e 21). Entre os participantes do projeto Intergov, o deputado federal Geninho Zuliani (DEM/SP), presidente da Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos e Victor Borges, presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos e secretário do Codevar, consórcio que reúne 18 cidades vizinhas, cujo presidente é Fernando Galvão.

A vez dos consórcios 2
O Projeto Intergov tem como objetivo a elaboração de estudos sobre as experiências de arranjos cooperativos intergovernamentais no Brasil, para propor aperfeiçoamentos da legislação referente aos consórcios públicos, e ampliação dos investimentos em infraestrutura e provisão de serviços públicos.
“Esse tipo de debate auxilia e promove diretrizes para que consórcios públicos de todo o País possam definir caminhos para efetivação das políticas a serem implementadas em suas áreas de atuação, além de fomentarem troca de experiências, que podem embasar decisões futuras”, afirma Zuliani.

“Hipocrisia, eu quero uma pra viver”
Parafraseando a música ‘Ideologia” do Cazuza, é assim que se comporta a tradicional sociedade brasileira em relação ao aborto legal da menina de 10 anos que engravidou como resultado de estupro continuado. Como um mantra religioso, o antiabortismo no país é tão estrutural como o racismo. Nem precisaria de um juiz que autorizasse a interrupção da gestação. É lei, e embora a legislação brasileira seja das mais restritivas do mundo, a autorização se uma criança de 10 anos aparece grávida, por si só, deveria ser o procedimento automático.

Aqui também tem
Em julho deste ano, a Gazeta noticiou o balanço do semestre de casos de estupro de vulnerável, na cidade. Em janeiro, uma ocorrência; em fevereiro, mais duas; em março, nenhuma;, mas em abril aumentou para três casos; e em maio e junho, mais dois casos em cada mês. Esta é a triste constatação de uma sociedade doente e hipócrita ao somar 10 registros de estupro de vulnerável em Bebedouro.

A pedidos
A maior hamburgueria do mundo, em tempo de pandemia, atendendo a pedidos, vai disponibilizar para levar para casa, a parte da musiquinha chiclete “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim”, que só vinha no Big Mac. A partir de 1º de setembro, o molho especial do sanduíche mais famoso do mundo será vendido separadamente, em embalagens de 190 g e 23 g, mas por tempo limitado, em todas as lojas do Méqui.

Novo normal
A Junta do Serviço Militar de Bebedouro está fazendo alistamento online até 30 de setembro, para evitar aglomerações em tempos de proliferação da Covid-19.
Os jovens podem se alistar pelo site www.alistamento.eb.mil.br, informando RG, CPF, apresentando comprovante de endereço, número do telefone celular com DDD e e-mail válidos.
Também deve ser preenchido formulário que pode ser retirado na sede da Junta do Serviço Militar, localizada na praça 9 de Julho, nº 121, ao apresentar documentos pessoais.

De volta
Acompanhando a programação da RB FM na semana passada, pude ver e ouvir a volta da Inter às pautas da emissora com o convite de Vitor Carvalho e Nathan Molina aos diretores da Inter, Casado e Mariano. Bate papo descontraído, com muitas informações e amor ao clube. Esta distância estava na hora de acabar. Parabéns a quem soube dar o primeiro passo.

Em favor do jornalismo
O jornalista Ricardo Gandour acabou de lançar “Jornalismo em retração. Poder em expansão”. Para o autor, o encolhimento do jornalismo à medida que a mídia social ganha espaço, representa no final, uma ameaça à democracia. E explica o alerta nas páginas de seu livro, ao defender a imprensa como instituição. E o que a imprensa tem que a mídia social não tem? Sua resposta: “método. Trata-se de uma inversão de critério para publicação de um conteúdo: em vez de selecionar e publicar, como se faz tradicionalmente, o que vale agora é o publique logo e filtre depois”. E completa, “o método jornalístico que se ancora na filtragem profissional, foi substituído pela ausência desses filtros ou na sua precariedade. O resultado são as fake News.

Em favor da Apae
No sábado (22), às 20h, tem Live Solidária com fins filantrópicos em favor da Apae, com Íris Martins e Rafael Valverde, transmitida pelo Facebook de Íris e pelo YouTube de Valverde. Colabore, ajude na manutenção desta entidade que tantos serviços presta à comunidade e que em tempo de pandemia, sem poder promover seus eventos, vivencia problemas financeiros e precisa de reforço em seu caixa.

Em favor do emprego
O PAT de Bebedouro (Posto de Atendimento ao Trabalhador) está anunciando mais de 30 vagas de emprego, em diferentes funções, consolidando-se como divulgador a quem procura uma vaga. Informações pelo telefone (17) 3342-3422, pelo e-mail patbebedouro@gmail, ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Hércules Pereira Hortal, 1367.

 

Publicado na edição nº 10512, de 22 a 25 de agosto de 2020.